Linguística do Português

Objectivos

Durante a unidade curricular, espera-se que os estudantes:
Aprofundem conhecimentos adquiridos e adquiram novos conhecimentos sobre
o funcionamento do português;
sistematizem conceitos básicos de análise linguística;
identifiquem traços específicos do português relativos aos vários níveis de
análise: fonológico, morfológico, sintático e semântico;
conheçam metodologias adequadas à descrição de diferentes aspetos do
funcionamento da língua;
caraterizem genericamente as comunidades linguísticas em que o português é
usado no mundo, em diferentes contextos geográficos, sociais e políticos;
identifiquem traços de unidade e variação da língua, em função de fatores
históricos, geográficos e sociais.

Caracterização geral

Código

722131095

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Fernandes Homem de Sousa Lobo Gonçalves

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Azeredo, J. C. (2010) Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo:
Publifolha (3ªed.).
Cunha, C e L. F. L. Cintra (1984) Nova Gramática do Português
Contemporâneo. Lisboa: João Sá da Costa.
Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa:
Universidade Aberta.
Martins, A. M. e E. Carrilho (eds.) (2016) Manual de Linguística Portuguesa.
Berlin: De Gruyter.
Mateus, M. H. M. et al. (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa:
Caminho.
Peres, J. A. e T. Móia (1995) Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa:
Caminho.
Perini, M. (20074) Gramática descritiva do português. São Paulo: Editora Ática
(4ª ed.).
Raposo, E. P. et al. (2013) Gramática do Português. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian.
Wetzels, L., S. Menuzzi and J. Costa (eds.) (2016) The Handbook of Portuguese
Linguistics. Malden USA / Oxford UK, Wiley Blackwell.

Método de ensino

A UC funciona num ambiente virtual de aprendizagem, com contacto
assíncrono.
Tem uma organização semanal - cada semana corresponde a uma unidade de
aprendizagem, apoiada centralmente numa vídeo-aula, a que se associam
diferentes recursos, incluindo documentos escritos complementares,
bibliografia específica, sugestões de atividades, entre outras formas de suporte
do trabalho autónomo dos estudantes.
Todos os recursos são disponibilizados na página Moodle da UC. A interação
entre estudantes e docentes realiza-se através de diferentes processos,
incluindo vários recursos disponibilizados na plataforma, fóruns de discussão, e
através do e-mail da UC.

Método de avaliação

Atividades (6) realizadas ao longo do semestre(55%), participação em fóruns(15%), trabalho final(30%)

Conteúdo

1. Aspetos gerais e introdutórios
O português no mundo – aspetos gerais da distribuição do português em
diferentes espaços e contextos de uso: variedades, dialetos e normas; língua
materna e não materna; unilinguismo e multilinguismo; contacto com outras
línguas.
Breve perspetiva histórica.
2. O oral e o escrito
Aspetos da fonologia portuguesa; a ortografia do português.
3. Aspetos da morfologia do português
Flexão nominal e verbal – classes e processos flexionais; formação de palavras
– categorias morfológicas e processos derivacionais.
4. Aspetos da sintaxe e semântica do português
Categorias sintáticas / classes de palavras; estrutura da frase e funções
sintáticas; processos de coordenação e subordinação; expressões nominais e
construção da referência; formas / construções verbais – marcação de tempo,
aspeto e modalidade; interação de marcadores verbais e outros marcadores
5. O português contemporâneo – unidade e variação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: