Mercados da Arte e os Novos Meios

Objetivos

  • Adquirir conhecimentos e reconhecer a grande evolução do mercado secundário de arte global e do mercado secundário de arte português, em particular;
  • Identificar a dimensão e os intervenientes do mercado secundário de arte português comparativamente com o mercado global de arte;
  • Compreender a gestão e a operação de uma leiloeira;
  • Observar a importância dos meios digitais e a estratégia de marketing das empresas no mercado secundário de arte;
  • Relacionar a vertente financeira com o investimento em arte e de que maneira se complementam.

Caracterização geral

Código

722061120

Créditos

10.0

Professor responsável

Sebastião Ramalho Perestrelo Pinto Ribeiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Os pre-requisitos são os definidos no edital de candidatura.

Bibliografia

ADAM, Georgina – Big Bucks: The Explosion of the Art Market in the 21st Century. Farnham: Lund Humphries, 2014.
CAREY, Brainard – Making it in the Art World: New Approaches to Galleries, Shows, and Raising Money. Allworth Press, 2011.
CAREY, Brainard – New Markets for Artists: How to Sell, Fund Projects, and Exhibit Using Social Media, DIY Pop-Ups, eBay, Kickstarter, and Much More. Allworth Press, 2012.
DARCY BHANDARI, Heather – ART/WORK: Everything You need to know (and do) as you Porsue your Art Career. New York: Free Press, 2009.
DE MARCHI, Neil, and GOODWIN, Crawford D. W., eds. Economic Engagements with Art. Durham, NC: Duke University Press, 1999.
DE MARCHI, Neil, and MIEGROET, Hans J. Van . “The History of Art Markets.” In Handbook of the Economics of Art and Culture. Vol. 1. Edited by Victor Ginsburgh and C. D. Throsby, 69–122. Amsterdam: Elsevier, 2006.
Ethics and the Visual Arts. Ed. Elaine A. King and Gail Levin. Allworth Press, 2006.

Método de ensino

Aulas teóricas e teórico‐práticas. Serão convidados especialistas sobre alguns dos tópicos. Serão organizadas aulas e visitas nas leiloeiras e visitas agentes influentes do mercado de arte.  Uma percentagem das aulas a definir pelo docente pode ser lecionada por ensino a distância.

Método de avaliação

Método de Avaliação - A avaliação de conhecimentos é realizada a partir dos projetos finais que terão apresentação oral para toda a turma com projeção visual, e através da avaliação qualitativa da participação nas sessões.(100%)

Conteúdo

  • História dos mercados de arte secundários;
  • Os protagonistas do mercado de arte secundário: Leiloeiras, Antiquários e Galerias;
  • As leiloeiras em Portugal: história e atualidade do negócio;
  • A importância dos meios digitais nos mercados de Arte Secundário;
  • O marketing e Comunicação como instrumentos no mercado de Arte Secundário;
  • O mercado da arte entre a paixão colecionista e o investimento financeiro;
  • O negócio da arte: balanço e perspetiva de futuro em números e estatísticas. 

Esta unidade curricular prevê reservar 4 sessões de três horas cada para um módulo que será constituído por uma visita a Londres, com visitas a leiloeiras e alguns agentes influentes dos mercados de arte, juntamente com a docente da UC Mercados da Arte e Contemporânea no Mundo Global.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: