Avaliação e Peritagem de Obras de Arte

Objectivos

  • Compreender o funcionamento do mercado da arte nacional e internacional, na ótica da peritagem e da avaliação de obras de arte;
  • Distinguir peritar de avaliar uma obra de arte;
  • Analisar o surgimento das antiguidades e do mercado de obras de arte como sector económico a partir da transformação do objeto-função em objeto-desejo, observando a forma como é valorizado;
  • Identificar tipologias e função dos objetos, estilos e épocas, materiais e técnicas, a qualidade, articulando estes conhecimentos com o valor de mercado atual.

Caracterização geral

Código

722061123

Créditos

10.0

Professor responsável

Sara Patrícia Caetano de Sousa e Andrade

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Os pré-requisitos são os definidos no edital de candidatura.

Bibliografia

ADAM, Georgina – The Big Bucks, The Explosion of the Art Market in the 21st Century. Londres: Lund Humphries; New edition, 2014.
BRUNEAU, Yves, HERVOUËT, François, HERVOUËT, Nicole – La porcelaine des compagnies des Indes à décor occidental. Paris: Flammarion, 1986.
CAGIGAL E SILVA, M.M. de – A Arte Indo-portuguesa. Lisboa: Edições Excelsior, 1966.
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves: pintura, porcelana, mobiliário, ourivesaria, têxteis, vitrais / design Luís Chimeno Garrido; fotografias José Pessoa. [Lisboa]: C.M.D.A.G., 2000.
China e Islão: gramáticas decorativas / org. Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves; introd. Maria Margarida Marques Matias. Lisboa: C.M.D.A.G., 1992.
D'OREY, Leonor – Cinco Séculos de Joalharia. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1995.
D'OREY, Leonor –  A Colecção de Ourivesaria da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Lisboa: 1998.
FERNÁNDEZ, Alejandro –  Enciclopédia de la Plata Española y Virreinal Americana. Madrid: Edición de los Autores, 1984.

Método de ensino

Aulas teóricas‐práticas com audiovisuais, sempre que possível na presença de objetos ou obras de arte em constante diálogo/debate entre alunos e professores. Serão convidados especialistas sobre alguns dos tópicos. Serão organizadas visitas de estudo a casas‐museu (Anastácio Gonçalves, FRESS); Antiquários (VOC, Capucho); será contactado um colecionador/comprador que possa receber o grupo em casa; Feira de Antiguidades. Uma percentagem das aulas a definir pelo docente pode ser lecionada por ensino a distância.

Método de avaliação

Redação de Projeto final, com análise de objetos, simulando uma coleção em leilão, com vista a: catalogação, investigação, avaliação e elaboração de um catálogo para venda, devidamente justificado e documentado. Avaliação qualitativa da participação oral nas aulas.(100%)

Conteúdo

  • A história, o contexto e a evolução da prática de peritar e de avaliar obras de arte;
  • A Peritagem e a avaliação de obras de arte: definições e processos. Casos práticos;
  • Tipologias de peças mais frequentes em leilão: análise da “casa portuguesa” e a peculiaridade de um gosto;
  • As Artes Decorativas e as Belas Artes: a relação entre a mudança do gosto e a oscilação dos valores de mercado;
  • Coleções no mercado: a valorização das obras de arte e das antiguidades;
  • Perfil e motivações do comprador e do colecionador;
  • Técnicas na análise do objeto: autenticidade, estado de conservação e contrafação. Casos práticos;
  • Peritar e Avaliar - examinar tipologias de objetos:
    • Ourivesaria e Joalharia;
    • Faianças e Porcelanas Europeias e Orientais;
    • Mobiliário Europeu e Oriental;
    • Pintura, Escultura e Imaginária.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: