Fundamentos dos Estudos Visuais

Objectivos

Gerais: Adquirir conhecimentos científicos fundamentais relativamente à área designada, em termos latos, por Estudos Visuais e compreender a sua natureza multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar; Adquirir uma compreensão histórica dos Estudos Visuais a partir da sua filiação e autonomização da História da Arte e dos Estudos Culturais e da sua relação operacional com domínios conexos (como cultura visual, estudos de género, estudos queer, estudos coloniais, etc.); Compreender diferentes aproximações à problemática da imagem na cultura visual contemporânea, em particular, através das inter-relações entre arte, ciência e tecnologia.

Específicos: Adquirir uma compreensão crítica sobre os cruzamentos entre o papel da imagem, do observador e da cultura visual na época contemporânea; compreender o papel que o visual e o visível desempenham na cultura visual moderna; Avaliar o papel primordial da cultura visual nos processos de globalização e transnacionalização.

Caracterização geral

Código

7220911668

Créditos

10.0

Professor responsável

Victor Manuel Guerra dos Reis

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

  • AUMONT, Jacques. 1990. A Imagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2009;
  • ELKINS, James. 2008. Six Stories from the End of Representation: Images in Painting, Photography, Astronomy, Microscopy, Particle Physics, and Quantum Mechanics, 1980-2000. Stanford: Stanford University Press;
  • FREEDBERG, David. 1989. The Power of Images: Studies in the History and Theory of Response. Chicago: University of Chicago Press;
  • GOMBRICH, E. H. 1960. Art and Illusion: A Study in the Psychology of Pictorial Representation. 5ª ed. Londres: Phaidon Press, 1994;
  • MIRZOEFF, Nicholas. 1999. An Introduction to Visual Culture. Londres e Nova York: Routledge;
  • MITCHELL, W. J. T. 1986. Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago: Chicago University Press;
  • SOLSO, Robert L. 1994. Cognition and Visual Arts. Cambridge (MA.): The MIT Press;
  • ZEKI, Semir. 1999. Inner Vision: An Exploration of Art and the Brain. Oxford: Oxford Univ. Press.

Método de ensino

Pelo seu carácter de unidade curricular teórica, as aulas de Fundamentos dos Estudos Visuais assentarão na exposição oral e na observação e/ou audição de imagens projetadas, de excertos videográficos e sonoros, ou no recurso a outros materiais audiovisuais. Ao mesmo tempo, procurar-se-á suscitar a participação dos alunos por via do diálogo e da discussão aberta, da colocação de questões e do esclarecimento de dúvidas. As aulas serão acompanhadas, sempre que necessário, de textos ou imagens fundamentais.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Assiduidade e Participação(20%), Trabalho Individual e/ou de Grupo(80%)

Conteúdo

PARTE I: O OBSERVADOR

1.1.    Estudos Visuais: uma introdução científica;
1.2.    As imagens e o observador: emoção e rapto;
1.3.    As imagens do observador: figuração e desfiguração;
1.4.    O olhar do observador: construção e transformação.

PARTE II: A IMAGEM

1.1.    Visualidade: o visível e o invisível;
1.2.    Significação: o visual e o textual;
1.3.    Representação: a substituição e a simulação;
1.4.    Ilusão: a ficção e o conluio;
1.5.    Profundidade: a janela e o ecrã.

PARTE III: A CULTURA VISUAL

1.1.    As imagens e o mundo: o natural e o artificial;
1.2.    As imagens do mundo: o verdadeiro e o falso;
1.3.    Um mundo de imagens: idolatria e iconoclastia;
1.4.    Da cultura de imagens à cultura visual: disseminação, contaminação e crise.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: