Cinema Experimental

Objetivos

Este curso tem por objectivo o contacto com diferentes realizadores / artistas
que trabalham com a matéria do filme dentro da sala de projecção e/ ou no
contexto do museu/ galeria. Abordar-se-ão vários corpos de trabalho basilares
para se entender a prática dos audiovisuais e as suas várias vertentes e
ramificações, desde o cinema experimental e documental, a uma prática
artística contemporânea ligada à instalação em museus e galerias. Com esta
disciplina espera-se que os alunos fortaleçam os seus projectos pessoais
proporcionando uma ampla refexão e discussão sobre as origens do cinema
experimental e suas relações com questões sociais e políticas, assim como as
estratégias contemporâneas do cinema na relação com o documento e com a
ficção, com a autobiografia, na construção de novas linguagens.

Caracterização geral

Código

7220911669

Créditos

10.0

Professor responsável

Catarina Caldas de Figueiredo Mendes Mourão

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

BELLOUR, R., La Querelle des Dispositifs, Paris, P.O.L., 2012.
BERGER, John, 2001 “Selected Essays” Bloomsbury Publishing
BRESSON, R. (1975) Notas sobre o cinematógrafo, Porto, Sudoeste, 2003.
CORRIGAN, Timothy 2011 “The Essay Film, From Montaigne, After Marker”
Oxford University Press
FRAMPTON Hollis. 2009 On the camera arts and Consecutive Matters ed
JENKINS Bruce, Cambridge: MIT Press
MACIEL, K. (org.). 2009. “Transcinemas”. Rio de Janeiro: Contra-capa.
REES, A.L. [et ai.] (eds), Expanded cinema: art, performance, film. Londres,
Tate, 2011.
SHAW, J., WEIBEL, P. (ed), Future Cinema: the Cinematic Imaginary after
Film, Karlsruhe: ZKM; Londres:MIT Press, 2003.
RUSSELL, Catherine. 1999 “ Experimental Ethnography” Duke University Press
Durham London

Método de ensino

Cinema Experimental funciona em regime de seminário, tendo igualmente uma
vertente tutorial. Trata-se de uma disciplina essencialmente pratica onde os
alunos irão desenvolver uma serie de pequenos exercicios. Promove-se o
debate crítico dos projectos em sessões conjuntas e acompanha-se cada um
dos trabalhos práticos dos alunos dentro da sua especificidade própria. As
aulas expositivas integram a análise de obras de artistas/cineastas, assim
como o debate integrado de trabalhos realizados pelos alunos dentro do campo
da criação audiovisual artística. Será lançado um exercicio pratico no contexto
das obras visionadas e discutidas e que tem como premissa questionar a
linguagem do cinema e a forma como esta implica uma visão e posição sobre o
mundo. Sempre que necessário efectuam-se visitas de estudo e serão
convidados artistas visuais e/ou cineastas.

Método de avaliação

Método de Avaliação - A avaliação centra-se no participação oral(40%), e no desenvolvimento de exercicios práticos(60%)

Conteúdo

Esta unidade curricular articula teoria e prática e procura através de exercícios
práticos, refletir sobre novas práticas cinemáticas contemporâneas e o corpo
de trabalhos apresentado nas aulas. Por vezes serão as obras visionadas que
impulsionarão as experiências práticas dos alunos, outras vezes serão as
experiências dos alunos, e o campo de experimentação que lhes interessa que
irão levar-nos a revisitar trabalhos de artistas relevantes para a discussão.
Temas especificos que serão abordados:
- origens do cinema experimental
- a questão do tempo: a aceleração e a desaceleração, convocando uma nova
forma de experienciar o cinema do ponto de vista do espectador
- a questão da perceção
- a questão autobiográfica
- a apropriação do arquivo
- o olhar animista no cinema/eco-cinema

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: