Teoria da Fotografia e do Filme

Objetivos

  • Conhecer a história das ideias e problemáticas associadas à representação fotográfica e cinematográfica;
  • Ter a capacidade de articular criticamente conceitos e correntes de pensamento relativos à crítica e teoria cinematográfica e fotográfica;
  • Possuir um entendimento crítico e abarcante da relação entre história e produção artística do final do século XIX até ao início do século XXI;
  • Produzir discurso académico e artístico baseado em temas nucleares no pensamento sobre as imagens, como realismo, território e autoria.

Caracterização geral

Código

7220911672

Créditos

10.0

Professor responsável

Luís Guilherme Jordão de Mendonça

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

  • BARTHES, Roland, A câmara clara, Lisboa, Edições 70, 2008;BARTHES, Roland, A câmara clara, Lisboa, Edições 70, 2008;
  • BELLOUR, Raymond, Between-the-Images, Zurique e Dijon, JRP|Ringier & Les Presses du Réel, 2012;
  • CAMPANY, David, Photography and Cinema, Londres, Reaktion Books, 2008;
  • DE BAECQUE, Antoine, Camera Historica, Nova Iorque, Columbia University Press, 2012;
  • KRACAUER, Siegfried, The Past’s Threshold – Essays on Photography, Zurique, Diaphanes, 2014;
  • MAH, Sérgio, A fotografia e o privilégio de um olhar moderno, Lisboa, Colibri, 2003;
  • MEDEIROS, Margarida, Fotografia e Verdade: uma história de fantasmas, Lisboa, Assírio & Alvim, 2010;
  • SCHEFER, Jean Louis, The Ordinary Man of Cinema, Nova Iorque, Semiotext(e), 2016;
  • SONTAG, Susan, Ensaios sobre Fotografia, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1986.

Método de ensino

As aulas baseiam-se num diálogo permanente entre fotografia e cinema, pondo em evidência as principais correntes de pensamento – uma historiografia das ideias – ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. Fotografias e excertos de filmes ilustrarão o vasto corpus teórico. A apresentação dos argumentos, pontuada por debates sobre textos fundamentais, terá sempre em vista conferir ao estudante ferramentas analíticas destinadas à realização de um trabalho escrito, baseado num caso de estudo que responda aos desafios colocados em aula. A participação do estudante será incentivada e é um elemento de avaliação.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Apresentação oral, Leitura crítica de fontes, Ensaio escrito.(100%)

Conteúdo

Os temas do realismo, território e autoria em fotografia e cinema são assuntos fundamentais de qualquer esforço de teorização sobre a ontologia da imagem. Serge Daney dizia que o cinema mantém uma relação com o real, mas não é o real propriamente dito – é preciso recordar esta verificação tal o poder imersivo do cinema. Se o cinema é do mundo, mas não é o mundo, a fotografia, por sua vez, está no mundo e parece não escapar a essa imanência. Em fotografia a intrínseca natureza documental e automática do medium está sempre a ser levada ao limite do que convencionámos designar de realismo, problematizando questões relacionadas com a arte como assinatura ou instrumento de poder. Reúnem-se casos de estudo que espoletam ideias, especulações ou debates em torno de textos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: