Pós-Graduação em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia

Objetivos educativos

Este curso pretende contribuir para a melhoria sustentada dos processos de formulação e implementação de políticas de Ciência e Tecnologia, ao nível dos seus objetivos socioeconómicos, da comunicação e difusão do conhecimento científico e tecnológico, dos instrumentos dedicados à promoção e aumento sustentado da qualidade das atividades de I&D, e da respetiva valorização económica.

Esta contribuição consubstancia-se na formação de quadros capazes de desempenhar tarefas qualificadas, ao nível intermédio e superior, em domínios que incluem:
• Financiamento, avaliação, observação e gestão de atividades de I&D;
• Estabelecimento e gestão de instrumentos financeiros e institucionais;
• Gestão de organizações dedicadas à prossecução de políticas públicas de ciência e tecnologia;
• Apoio à definição de políticas públicas nos domínios da ciência e tecnologia;
• Definição e implementação de estratégias de comunicação e difusão do conhecimento e da cultura científica e tecnológica;
• Gestão de infraestruturas de apoio à atividade científica e de desenvolvimento tecnológico;
• Gestão de organizações dedicadas à valorização, transferência e comercialização do conhecimento.

Caracterização geral

Código DGES

E174

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Pós-Graduado

Acesso a outros cursos

Não aplicável.

Coordenador

Maria Fernanda Fernandes Garcia Rollo

Data de abertura

2021-09-20

Número máximo de admissões

25

Propinas

1600 Euros/ano

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Créditos totais: 60 ECTS (10 créditos realizados no programa de unidades de crédito obrigatórias e 50 créditos no quadro de opções condicionadas).

(1 ECTS - European Credit Transfer System = 28 horas de trabalho).

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), através de protocolo estabelecido com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), com o Instituto de Novas Tecnologias (INOV) e com o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), assegura o funcionamento do curso de Pós-Graduação em Gestão e Políticas de Ciência e Tecnologia.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: - Ser titular do grau de licenciado (1º ciclo), ou equivalente legal; - Ser titular de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH; - Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) Para a frequência das unidades curriculares da pós-graduação não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.