Entrevistando Bases de Dados

Objetivos

Esta unidade curricular irá apresentar as principais técnicas para aceder, limpar, interpretar e analisar bases de dados. A unidade curricular combina as vertentes teórica e práticas do Jornalismo de Dados e não exige pré-requisitos. Ao fim da unidade curricular, alunos terão aprendido a:

  1. Explorar bases de dados em sites portugueses e internacionais;
  2. Coletar e navegar em grandes conjuntos de dados;
  3. Utilizar folhas de cálculo para limpar e analisar os dados;
  4.  Como criar gráficos simples.

Caracterização geral

Código

02104089

Créditos

5.0

Professor responsável

Elizabeth Furtado Sirqueira

Horas

Semanais - 2

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

  • Anderson, C. W. (2018). Apostles of certainty: Data journalism and the politics of doubt. Oxford University Press.
  • Houston, B. (2018). Data for journalists: a practical guide for computer-assisted reporting. Routledge;
  • Bradshaw, P. (2016). Finding Stories in Spreadsheets. Leanpub;
  • Cairo, A. (2016). The truthful art: data, charts, and maps for communication. New Riders;
  • Usher, N. (2016). Interactive journalism: Hackers, data, and code. University of Illinois Press;
  • Reinhart, A. (2015). Statistics Done Wrong: The Woefully Complete Guide. No Starch Press;
  • Cohen, S. (2014). Numbers in the newsroom: Using math and statistics in news. Investigative Reporters and Editors;
  • Incorporated;
  • Wheelan, C. (2014). Naked Statistics: Stripping the Dread from the Data. W. W. Norton & Company;
  • Meyer, P. (2002). Precision journalism: A reporter's introduction to social science methods. Rowman & Littlefield Publishers.

Método de ensino

A unidade curricular combina a exposição de conhecimentos teóricos com sessões práticas. Espera-se que todos os alunos participem das sessões práticas e contribuam para a discussão durante as sessões teóricas.

Método de avaliação

Método de avaliação - Assiduidade e Participação(20%), Exame(50%), Mini Testes(30%)

Conteúdo

  • Exemplos do uso de dados para contar histórias em diferentes áreas desde o século XIX;
  • Introdução aos diferentes tipos e formatos de dados;
  • Contextualização e importância dos dados abertos e do Governo Aberto;
  • Fluxo de trabalho e metodologias na análise de dados e exemplos;
  • Apresentação de bases de dados nacionais e internacionais;
  • Introdução às folhas de cálculo;
  • Operações e fórmulas em folhas de cálculo;
  • Limpeza e tratamento dos dados;
  • Tabelas dinâmicas (pivot tablet);
  • Introdução a SQL;
  • Introdução a consulta e cruzamento de dados a partir de grandes bases de dados.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: