Fundamentos da Visualização
Objetivos
Os principais objetivos desta unidade curricular são dar aos alunos as bases necessárias para compreenderem o impacto das representações visuais na análise e compreensão de dados complexos, dar-lhes os fundamentos teóricos necessários para criar visualizações eficazes (os princípios da perceção e da semiótica, etc.) e pô-los a par do estado da arte em visualização de dados. Pretende-se também que os alunos fiquem a conhecer a história da visualização e visualizações notáveis. No final do semestre o aluno deverá: compreender as principais técnicas de visualização e os fundamentos teóricos necessários para a sua criação; ser capaz de avaliar criticamente visualizações, compreendendo os seus pontos fortes e fracos, e ser capaz de sugerir melhorias e aperfeiçoamentos; ser capaz de compreender os dados e determinar que problema se está a tentar resolver; ter a capacidade de ler e discutir a atual literatura; e ser capaz de conceptualizar ideias e técnicas de interação através de esboços.
Caracterização geral
Código
02104095
Créditos
5.0
Professor responsável
Ana Raquel de Ponte Figueiras
Horas
Semanais - 2
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
- Brewer, Cynthia A. "Color use guidelines for data representation." In Proceedings of the Section on Statistical Graphics, American Statistical Association, pp. 55-60. 1999;
- Cawthon, Nick, and Andrew Vande Moere. "The effect of aesthetic on the usability of data visualization." In Information Visualization, 2007. IV'07. 11th International Conference, pp. 637-648. IEEE, 2007;
- Chen, Chaomei. "Top 10 unsolved information visualization problems." IEEE computer graphics and applications 25, no. 4 (2005): 12-16;
- Gershon, Nahum, and Ward Page. "What storytelling can do for information visualization." Communications of the ACM 44, no. 8 (2001): 31-37;
- Segel, Edward, and Jeffrey Heer. "Narrative visualization: Telling stories with data." IEEE transactions on visualization and computer graphics 16, no. 6 (2010): 1139-1148;
- Tufte, Edward R. "The visual display of quantitative information." Vol. 2, no. 9. Cheshire, CT: Graphics press, 1983.
Método de ensino
Alunos receberão exposição focada no tópico da visualização de informação, de forma a desenvolverem pensamento crítico sobre as questões essenciais desta temática. Também serão expostos ao desenvolvimento prático e terão contacto com algumas ferramentas de apoio à criação de visualização. As aulas terão um carácter teórico/prático.
A Primeira metade de cada aula é predominantemente teórica, sendo apresentada a matéria, ilustrada com exemplos.
A segunda metade da aula destina-se à discussão das leituras obrigatórias, dos trabalhos principais da unidade curricular (individual e em grupo) e à realização de pequenas tarefas práticas sobre a matéria apresentada na primeira metade da aula.
Método de avaliação
Método de avaliação - Assiduidade e Participação(20%), Projecto(40%), Relatório de seminário ou visita de estudo(40%)
Conteúdo
Contar histórias visuais com dados:
- A história da visualização;
- O papel do data mining e dos dados abertos;
- Wisdom, Data, Information, and Knowledge;
- Exploratória versus explanatória;
- Direcionada pelo autor versus direcionada pelo leitor;
- As especificidades da visualização narrativa;
- O valor da visualização;
- Os dados e porquê visualizar;
- A visualização noutras áreas de estudo;
- O design da visualização;
- O processo;
- Tipos (conjuntos e sequências, dados temporais, mapas, formas, texto e hipertexto, hierarquias e gráficos);
- Nominal, ordinal, intervalo e proporção;
- Densidade, foco e pequenos múltiplos;
- Ambiente | Desktop, Mobile, Tablet entre outros;
- Como as narrativas evoluíram nas diferentes plataformas?;
- Formas de apresentação convencionais e inconvencionais;
- Histórias de sucesso: quem está a inovar neste espaço?;
- Perceção, estética, interatividade, animação, cor, narrativa e software.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: