Projeto de Dados Acompanhado
Objetivos
A unidade curricular "Projeto de Dados Acompanhado" servirá para consolidar os conceitos aprendidos nas unidades curriculares do primeiro semestre, através de um dos processos essenciais para a aquisição de "hard and soft skills": a experiência. Nesta unidade curricular, os estudantes terão de realizar um projeto de visualização em grupo.
O principal objetivo desta unidade curricular é proporcionar um ambiente real de produção independente de visualizações. Os alunos deverão ser capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares do semestre anterior de forma independente, servindo o docente da cadeira apenas como moderador do processo. No final do semestre o aluno deverá ter:
- Adquirido experiência prática na construção e avaliação de visualizações;
- Aprendido a tomar decisões em relação ao tratamento e representação dos dados autonomamente.
Caracterização geral
Código
02104110
Créditos
15.0
Professor responsável
Ilo Aguiar Reginaldo Alexandre
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 420
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
- Brewer, Cynthia A. "Color use guidelines for data representation." In Proceedings of the Section on Statistical Graphics, American Statistical Association, pp. 55-60. 1999;
- Cawthon, Nick, and Andrew Vande Moere. "The effect of aesthetic on the usability of data visualization" In Information Visualization, 2007. IV07. 11th International Conference, pp. 637-648. IEEE, 2007;
- Chen, Chaomei. "Top 10 unsolved information visualization problems." IEEE computer graphics and applications 25, no. 4 2005): 12-16;
- Gershon, Nahum, and Ward Page. "What storytelling can do for information visualization." Communications of the ACM 44, no. 8 (2001): 31-37;
- Segel, Edward, and Jeffrey Heer. "Narrative visualization: Telling stories with data." IEEE transactions on visualization and computer graphics 16, no. 6 (2010): 1139-1148;
- Tufte, Edward R. "The visual display of quantitative information." Vol. 2, no. 9. Cheshire, CT: Graphics press, 1983.
Método de ensino
As aulas serão para os alunos desenvolverem os projetos. Haverá apenas algumas aulas expositivas e a maioria serão dedicadas somente ao desenvolvimento e às apresentações das várias fases dos projetos.
Método de avaliação
Método de avaliação - Apresentação(20%), Diário de planificação(35%)
Conteúdo
- Exercício de design thinking;
- Definição do projeto;
- Elaboração de propostas;
- Recolha e tratamento de dados;
- Sketch;
- Criação da visualização.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: