Planeamento Ambiental - Corredores Verdes, Estruturas Ecológicas e Espaços Verdes
Objetivos
Visa ser uma UC de integração e síntese territorial, dotando o discente de conceitos, técnicas, métodos e estratégias que articulem as actividades humanas e as aptidões territoriais em ambiente urbano, com base nas especificidades urbanas locais. Pretende dotar o estudante com capacidade para analisar e compreender a dinâmica, a estrutura e o funcionamento da paisagem urbana. Pretende capacitar o futuro profissional com uma abordagem holística da paisagem urbana e do território, centrando-se nas diferentes componentes e no funcionamento dos vários sistemas promovendo uma visão de síntese, integrada e sustentável. O estudante ficará com as bases para poder integrar uma equipa de planeamento e ordenamento territorial dominará um instrumento de síntese e apoio à decisão essencial para um ordenamento territorial e urbano integrado. Estes futuros profissionais devem liderar uma mudança com vista a uma pratica mais sustentável do planeamento urbano.
Caracterização geral
Código
722171222
Créditos
6.0
Professor responsável
José Carlos Ribeiro Ferreira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Austin, G. (2014), Green Infrastructure for Landscape Planning: Integrating Human and Natural Systems, Routledge, 1st eds,
Routledge, 272p.
Beatley, T. (2010), Biophilic Cities: Integrating Nature into Urban Design and Planning, Island Press, 208p.
Benedict, M.; McMahon, E. (2006), Green Infrastructure: Linking Landscapes and Communities, Island Press, 320p.
Coutts, C (2016), Green Infrastructure and Public Health, Routledge, 326p.
Douglas,I.; Goode, D.; Houck, M.; Wang, R. (2015), The Routledge Handbook of Urban Ecology, Routledge, 688 p.
Mell, Ian (2012)-Global Green infrastructure, Routledge, London, 212p.
Mell, Ian (2012)-Green Infrastructure: concepts, perceptions and its use in planning, LAP Lambert Academic Publishing, London,
551p
Hough, M. (2004) Cities and Natural Process: A Basis for Sustainability,2nd eds, Routledge,308p.
McHARG, Ian L.(1969)-Design with Nature, Garden City N.Y. Published for the American Museum of Natural History [by] the
Natural History Press,New York.
Método de ensino
As aulas teóricas incidem sobre conteúdos conceptuais e bases teóricas, orientadoras de um percurso de investigação individual e em grupo. As aulas Práticas serão orientadas para uma aprendizagem através da análise e discussão de diversos instrumentos.
O método de ensino é orientado para que o estudante desenvolva:
a) Capacidade individual e/ou de grupo para produzir, desenvolver ou utilizar uma temática ou um método de aproximação à realidade estudada;
b) Capacidade de argumentação e raciocínio coerente na exposição de temas estudados individualmente ou em grupo. As horas não presenciais serão orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning.
Método de avaliação
Método de avaliação - Avaliação contínua com base em: a) Resolução de exercícios práticos, b) Projeto de grupo final. c) Elaboração individual de um artigo científico d) Frequências das aulas e desempenho dos estudantes durante o semestre.(100%)
Conteúdo
A Ecologia da Paisagem e do Território e a Análise do Espaço Urbano (conceitos, modelos, atores,processos, forças motoras de
transformação, interações, escalas espaciais e temporais).
Ecologia Urbana e Planeamento Urbano. Análise Biofísica do Espaço Urbano. Metodologias de definição de capacidades de
carga, aptidões, potencialidades e usos compatíveis. Clima urbano. Geomorfologia urbana.
Morfologia da paisagem urbana padrões de configuração urbana;
Estrutura ecológica, estrutura ecológica urbana e infraestruturas verdes
Corredores verdes, estruturas urbanas sustentáveis e sistemas de espaços livres
Planeamento de espaços verdes. Os benefícios dos espaços verdes. Conceito de planos verdes. Exemplos.
Arborização e vegetação urbana. Efeitos da arborização e da vegetação no espaço urbano. A Floresta urbana.
Restauro ecológico em áreas urbanas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: