Gestão Urbanística Sustentável

Objetivos

A disciplina de gestão urbanística sustentável tem como objetivo oferecer formação avançada na organização e nos instrumentos mais apropriados para a gestão urbanística, através de orientações de sustentabilidade, que promovem a eficácia, a transparência e a implementação dos objetivos, numa racional gestão de recursos humanos, naturais e financeiros, visando proporcionar às cidades um futuro mais sustentável.
Face às rápidas mudanças sociais, tecnológicas e políticas ocorridas ao longo dos últimos tempos, deve-se estimular o ensino de diferentes modelos governativos e métodos de gestão, direcionados para uma nova e emergente cultura da administração publica, mais participativa, transparente e eficaz, respeitando os princípios da sustentabilidade.

Caracterização geral

Código

722171227

Créditos

3.0

Professor responsável

Margarida Angélica Pires Pereira Esteves

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

AAVV (2016) Classificação do Solo e Urbanismo - Atas e Comunicações. Lisboa: CCDRLVT/DSOT
Carvalho, J. (2012) Dos planos à execução urbanística. Coimbra: Almedina
Carvalho, J. & Oliveira, F. (2003) Perequação, Taxas e Cedências. Administração Urbanística em Portugal. Coimbra: Almedina
Condessa, B. e al (2013) “A Perequação nos Planos de Pormenor: da Prática Nacional às Propostas de Melhoria de Aplicação”, Congresso da Geografia Portuguesa, Évora.
DGOTDU (2002) O sistema de execução de planos e a perequação. Comunicações, comentários e conclusões. Lisboa: MCOTA/ DGOTDU
Guinote, J. (2019). A afetação social das mais-valias no planeamento urbano – a nova lei de solos em Portugal. Revista de Geografia e Ordenamento do Território (GOT), n.º 17, CEGOT, 93-121
Oliveira, F. (2002) Sistemas e Instrumentos de Execução dos Planos. Coimbra: CEDOUA.
Scholl, C & Kemp, R. (2016) City Labs as Vehicles for Innovation in Urban Planning Processes, Urban Planning, v.1, Issue 4, 89-102

Método de ensino

As metodologias de ensino contemplam: a lecionação pelo professor, a realização de trabalho, a discussão em grupos e as visitas de estudo. Abrangem a apresentação de diferentes componentes de formação teórica, teórico-prática e prática, que vão desde os conceitos, princípios e orientações globais, até à fase de concretização e prática. 

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - frequência (60%), trabalho de grupo (2 a 3 elementos) (40%)

Conteúdo

Conceito de gestão urbanística e de gestão urbanística sustentável. A organização da gestão urbanística municipal: atribuições e competências em matéria de urbanismo e de gestão do urbanismo. As diferentes óticas de gestão: ativa e passiva; dos tempos; da qualidade; do cumprimento dos objetivos; da minimização dos impactos; da implementação dos planos, etc.
A informação de base para a gestão urbanística: o cadastro da propriedade e das infra-estruturas; o uso do solo; a informação do ambiente; os indicadores; os regulamentos municipais e os normativos urbanísticos; os planos em vigor e em curso.
A gestão para a implementação dos planos e dos objetivos municipais.
Os processos de decisão: gestão de processos; instrumentos, atores.
Publicação da atividade: Estatísticas; Relatório de atividade; Analises de tendências; Relatório do estado do urbanismo e do ordenamento do território.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: