Cidade, Urbanidade e Território

Objetivos

a) Compreensão aprofundada das dinâmicas sociais de produção e diferenciação dos territórios, das paisagens, do ambiente e do meio urbano num contexto de globalização, e das relações entre eles;
b) Conhecimento e compreensão aprofundados das dinâmicas sociais de produção, gestão e vivência urbanas e metropolitanas, nas tensões entre o local e o global;
c) Capacidade de análise e investigação de fenómenos urbanos e metropolitanos num contexto de sustentabilidade e mobilidade urbanas;
d) Capacidade de comunicar de modo claro as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da unidade curricular

Caracterização geral

Código

722171231

Créditos

3.0

Professor responsável

João Pedro Lopes de Oliveira Silva Nunes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Adey, P., Bissell, D., Hannam, K., Merriman, P. and Sheller, M. (eds) The Routledge Handbook of Mobilities, London, Routledge,
2014
Bonnet, Michel e P. Aubertel, La ville aux limites de la mobilité, Paris,PUF,2006
Bourdin, Alain, La Métropole des Individus, La Tour d’ Aigues, Éditions de l’Aube, 2005
Brenner, Neil e R. Keil (ed.), The Global Cities, Reader, London / N.Y., Routledge, 2006
Brenner, Neil e R. Keil, « From Global Cities to globalized urbanization » in Glocalism : Journal of Culture,Politicas and
Innovation, 2014,3 DOI :10.12893/gjcpi.2014.3.3
Chamboredon, Jean-Claude, “Nouvelles formes de l’opposition ville-campagne” in Histoire de la France Urbaine, vol.5,Paris,
Seuil, 1985 : 556-573
LeGates, Richard, F. Stout (ed.), The City Reader, Routledge, Londres/N.I., 6th edition, 2015
Hanningan, John, Fantasy City. Pleasure and profit in the postmodern metropolis, London, Routledge, 2000
Martinotti, Guido, The New Social Morphology of Cities, Paris, UNESCO, MOST D.P.S.(16), 1996

Método de ensino

Exposições teóricas pelo docente;
Apresentação e discussão pelos estudantes de textos de bibliografia teórica e de investigação e de relatórios de progresso dos seus trabalhos de ensaio ou projeto de investigação;
Acompanhamento tutorial da elaboração por cada estudante de um ensaio ou um projeto de investigação sobre um tópico relevante.

Método de avaliação

Método de avaliação - Apresentação em aula do projeto de ensaio ou plano de investigação (10%); (10%), Avaliação contínua da participação nas apresentações e discussões em aula (20%); (20%), Um ensaio bibliográfico ou um plano de investigação (c.15 págs.) sobre um tópico relevante, a acordar com o docente (70%).(70%)

Conteúdo

Partindo das principais discussões desenvolvidas nesta área, discutir e operacionalizar empiricamente os conceitos:
1. O confronto urbano/rural. As relações cidade-campo
2. A noção de território e de cidade sustentável. A questão das fronteiras
3. Definições de comunidade. Ordem tradicional e contestação
4. A noção de local, o conceito de região e os problemas de escala
5. A noção de meio social. O meio urbano e as possibilidades de o analisar numa ótica da sustentabilidade
6. Cidade, mobilidade e economia do entretenimento

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: