Práticas e Representações do Corpo
Objetivos
No termo da unidade curricular, o aluno deve:
a) compreender a especificidade da reflexão sobre a corporeidade e a sua captura pela técnica moderna e sobre os dispositivos de configuração do sujeito aplicados ao âmbito dos estudos sobre as mulheres e de género;
b) ter adquirido a capacidade de aplicar os seus conhecimentos sobre a corporeidade, a sua captura técnica e a reconfiguração do sujeito à resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;
c) ter adquirido a capacidade de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções e emitir juízos em situações de informação limitada relativas à corporeidade, à sua captura técnica e à reconfiguração do sujeito;
d) ter adquirido a capacidade de comunicar as suas conclusões e os raciocínios a elas subjacentes a especialistas e a não especialistas de uma forma clara e sem ambiguidades;
e)ter adquirido competência de aprendizagem ao longo da vida de forma autónoma.
Caracterização geral
Código
722001037
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Eduarda Pereira da Costa Ferreira
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não Aplicável
Bibliografia
Agamben, G. (2002). Louvert de lhomme et de lanimal. Paris: Bibliothèque Rivages Agamben, G.(1998). O poder soberano e a vida nua. Homo sacer. Lisboa: Presença Anzieu, D. (1983). Le Moi-peau. Paris: Dunod Bourdieu, P. (1999). A Dominação Masculina.Oeiras:Celta Crary, J. e Kwinter, S., orgs. (1995). Incorporations. N.York: Zone Elias, N. (1989/1990). O processo civilizacional, I e II. Lisboa: D.Quixote Feher, M., org. (1990). Fragments for a History of the Human Body.N.York, Zone Foucault, M. (1984). Vigiar e punir.Petrópolis:Vozes Foucault, M. (1977). A vontade de saber. Lisboa:Ed. A. Ramos Freud, S. (2002). O mal-estar na civilização. R. Janeiro.Imago Macedo, A. G. org. (2002). Género, Identidade e Desejo Antologia Crítica do Feminismo Contemporâneo. Lisboa:Cotovia McAfee, N. (2004). Womens Time, in: Julia Kristeva.N.York:Routledge Merleau-Ponty, M. (1945). Phénoménologie de la perception.Paris:Gallimard Schaeffer, J.-M. (2007). La fin de lexception humaine.Paris:Gallimar
Método de ensino
Seminário. As metodologias de ensino consistem em aulas teóricas dos conteúdos programáticos por meio de apresentação oral e powerpint (50%), e na apresentação, análise e discussão de estudos de caso e exemplos práticos com audiovisual e suporte digital (25%) e da análise e discussão dos projectos de pesquisa dos alunos (25%).
Método de avaliação
Método de avaliação - Apresentação oral e discussão, em sala de aula, do projecto de pesquisa(25%), Trabalho final escrito do projecto de pesquisa(75%)
Conteúdo
1. A corporeidade e os dispositivos de configuração do sujeito
1.1 O corpo na sociedade contemporânea
1.2 O corpo como lugar de afecção
1.3 O corpo e a técnica 2. A corporeidade e a sua captura técnica
2.1 Corpo e processo civilizacional: de Sigmund Freud a Norbert Elias
2.2 A captura do corpo pelo dispositivo: Michel Foucault
2.3 A biopolítica: de Michel Foucault a Giorgio Agamben
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: