Didática da Geografia I

Objectivos

1. Compreender o modo como os princípios e as orientações de desenvolvimento do currículo nacional condicionam as práticas de ensino da geografia;
2. Analisar correntes de pensamento e tendências no domínio da educação geográfica a nível internacional e nacional;
3. Justificar a importância do ensino da geografia no quadro da educação para a cidadania e da educação para a sustentabilidade;
4. Reconhecer a importância da planificação como instrumento de regulação da prática letiva, a longo, a médio e a curto prazos;
5. Articular os elementos estruturantes de uma planificação de longo, de médio e de curto prazo;
6. Avaliar dispositivos didático-pedagógicos atendendo à articulação entre conceções de aprendizagem, modelos pedagógicos e estratégias;
7. Analisar criticamente o conteúdo e a utilização de diferentes tipos de recursos educativos no contexto do ensino da geografia;
8. Refletir sobre o sentido e o significado de distintas práticas de ensino da geografia.

Caracterização geral

Código

722160055

Créditos

10.0

Professor responsável

Fernando Manuel da Silva Alexandre

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Brooks, C., Butt, G. e Fargher, M. (2017). The power of geographical thinking. Berlim: Springer International Publishing.
Duplass, J. (2021). The Essence of Teaching Social Studies: Methods for Secondary and Elementary Teacher Candidates. Nova Iorque: Routledge.
Euikyung, E. S. e Bednarz, S. (2019). Spatial citizenship education. Citizenship through geography. Nova Iorque: Routledge.
Hattie, J, Stern, J, Fisher, D e Frey, N (2020). Visible Learning for Social Studies: Designing student learning for conceptual understanding. Thousand Oaks, CA: Corwin
Lambert, D. e Jones, M. (2018). Debates in geography education. Londres:Routledge.
Tedesco, J. C. (2000). O novo pacto educativo. Educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Young, M. e Lambert, D. (2014). Knowledge and the future school. Londres:Bloomsbury.
Veiga, F. H. [Coord.] (2018). O ensino na escola de hoje – Teoria, investigação e aplicação. Lisboa: Climepsi Editores.

Método de ensino

As aulas privilegiam um modelo de ensino interativo centrado no aluno, desse modo valorizando as dimensões pessoal, social e cultural do conhecimento e assumindo que o significado é construído pelo aprendente através da experiência. Neste modelo procura-se, com recurso ao debate, ajudar os alunos a desenvolver um significado partilhado a partir de experiências comuns, ou a confrontar-se entre si com diferenças de opinião. A reflexão crítica sobre documentos e materiais diversos, a resolução de tarefas em aula e as apresentações orais, constituem estratégias  complementares do modelo.

Método de avaliação

participação nas atividades da aula e realização de pequenos trabalhos(20%), trabalho de grupo de elaboração de uma planificação de longo prazo, com apresentação oral em aula(50%), trabalho individual de recensão crítica de um artigo científico(30%)

Conteúdo

1. Desenvolvimento curricular em geografia.
1.1 Tendências e correntes de pensamento no domínio da educação geográfica.
1.1.1 O sentido epistemológico da educação geográfica.
1.1.2 A geografia no quadro da educação para a cidadania e da educação para a sustentabilidade.
1.2 Documentos estruturantes do currículo nacional.
1.2.1 Princípios, valores e implicações práticas.
1.2.2 O conceito de competência.
1.3 Documentos reguladores do ensino da geografia.
1.3.1 Princípios, valores e implicações práticas.
1.4 Esquemas conceptuais para a educação geográfica.
1.4.1 Conceitos estruturantes do saber geográfico.
2. Planificação do processo de ensino-aprendizagem em geografia.
2.1 Componentes nucleares de uma planificação.
2.1.1 Esquema conceptual.
2.1.2 Finalidades, objetivos e competências.
2.1.3 Dispositivo didático-pedagógico.
2.1.3.1 Teorias de aprendizagem, modelos pedagógicos e estratégias.
2.1.4 Recursos educativos.
2.1.4.1 Utilização didática dos SIG.
2.1.5 Instrumentos de avaliação.