Tecnologias no Ensino da Geografia

Objectivos

a) Compreender a importância das tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino/aprendizagem;
b) dotar o futuro professor dos conhecimentos e das competências na utilização de recursos digitais baseados na Web;
c) conhecer a vasta oferta de informação digital dinâmica;
d) reconhecer a necessidade de atualização das fontes e da sua credibilização;
e) construir estratégias de ensino da Geografia com base na tecnologia móvel de comunicação e recursos digitais dinâmicos e colaborativos;
f) refletir sobre estratégias de ensino/aprendizagem em ambientes \"tradicionais\" vs. \"inovadores\";
g) desenvolver competências de avaliação em ambientes digitais.

Caracterização geral

Código

722160079

Créditos

10.0

Professor responsável

Rui Pedro de Sousa Pereira Monteiro Julião

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Carvalho, A. (Org). (2020) Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Ministério da Educação, Direção - Geral da Educação: Lisboa.
Lucas, M., & Moreira, A. (2017). DigComp 2.1: quadro europeu de competência digital para cidadãos: com oito níveis de proficiência e exemplos de uso. Aveiro: UA - Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãos
Moura, A. (2017). Metodologias de aprendizagem que desafiam os alunos, mediadas por tecnologias digitais. Revista Observatório, 3(4), 256-278. doi:10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p256
Santos Júnior, G. P., Escudeiro, P., Moura, A., & Lucena, S. (2020). A Gamificação e os dispositivos digitais no ensino secundário em Braga, Portugal. Práxis Educacional, 16(41), 278-298. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7264
Walter, Christin (Coord.) (2020). Future Trends in geospatial information management: the five to ten year vision, 3rd. Ed. New York: UN-GGIM.

Método de ensino

As aulas terão uma componente essencialmente prática onde os alunos deverão desenvolver atividades de reflexão critica, construção de atividades de aprendizagem e debate-las com os pares. As aulas terão ainda uma componente teórica de enquadramento a cada tema.

Método de avaliação

a) Participação e elaboração de pequenos trabalhos em aula.(30%), b) Trabalho individual: Construção de uma metodologia de trabalho para ser utilizado em sala de aula com recurso a fontes digitais (mapas digitais, gráficos dinâmicos, etc.).(70%)

Conteúdo

Parte I: As transformações dos espaços de aprendizagem.
1.1. O espaço físico da sala de aula.
1.2. O professor como mediador digital.
1.3. Contextualização de equipamentos de comunicação móveis.
1.4. A credibilidade das fontes em Geografia.
1.5. A necessidade de acrescentar valor ao processo de ensino/aprendizagem da Geografia.

Parte II: As tecnologias disponíveis no ensino da Geografia
1.1. Criação de estratégias eficientes no processo de ensino/aprendizagem.
1.2. Ambientes colaborativos em diferentes ofertas formativas.
1.3. Conteúdos digitais e dinâmicos baseados na WEB.
1.4. Integração de ambientes móveis de aprendizagem na sala de aula.

Parte III: Avaliar em ambientes tecnologicamente avançados.
1.1. Avaliação vs. classificação.
1.2. Processos diferenciados para avaliar e classificar.
1.3. Inovar - Contrariando mitos e clichês no processo de ensino e aprendizagem.