Didática da Geografia II

Objetivos

a) Relacionar o desenvolvimento cognitivo com aprendizagem de conceitos geográficos do Ensino Básico e Secundário.
b) Planificar diferenciação pedagógica em sala de aula a partir da identificação de estilos de aprendizagem.
c) Reconhecer a importância do ensino e da geoliteracia no desenvolvimento de uma cidadania territorial consciente e democrática.
d) Conceptualizar situações de aprendizagem e/ou subunidade didáticas para aplicar em sala de aula orientadas para diferentes áreas de competência do Perfil dos Alunos.
e) Definir critérios e níveis de desempenho por domínios e/ou por competências geográficas.
f) Distinguir avaliação formativa de avaliação sumativa.
g) Construir instrumentos de avaliação, de acordo com legislação em vigor, adequados a cada situação.

Caracterização geral

Código

722160081

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Cristina Rodrigues Camara Cortesao Casimiro

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Claudino, S. (2017). Educação Geográfica, trabalho de campo e cidadania. In F. Veiga (coord.) O Ensino como fator de envolvimento numa escola para
todos. Lisboa, Climepsi Ed., p. 265-303
Cosme, A., Ferreira, D., Lima, L. e Barros, M. (2020). Avaliação das aprendizagens. Propostas e estratégias de ação. Porto Editora
Cosme, A., Lima, D., Ferreira, D. e Ferreira, N. (2021). Metodologias, Métodos e Situações de Aprendizagem. Propostas e Estratégias de Ação - EB e ES.
Porto Editora
Enser, M. (2019). Making every geography lesson count. Six principles to support great geography teaching. Crown House Publishing Limited. U.K.
Euikyung, E. S. e Bednarz, S. [Eds.] (2019). Spatial citizenship education. Citizenship through geography. New York: Routledge
Lopes, J.P., Silva, H. S., Dominguez, C. e Nacimento, M.M. (2019). Educar para o pensamento critico na sala de aula. Pactor
Neves, A. C. e Ferreira, A. L. (2015). Avaliar é preciso? Guia prático para professores formadores. Guerra e Paz Editores.

Método de ensino

As aulas privilegiam um modelo de ensino interativo centrado no aluno, desse modo valorizando as dimensões pessoal, social e cultural do conhecimento e assumindo que o significado é construído pelo aprendente através da experiência. Neste modelo procura-se, com recurso ao debate, ajudar os alunos a desenvolver um significado partilhado a partir de experiências comuns, ou a confrontar-se entre si com diferenças de opinião. A reflexão crítica sobre documentos e materiais diversos, a resolução de tarefas em aula e as apresentações orais, constituem estratégias complementares do modelo.

Método de avaliação

Método de avaliação - participação nas atividades da aula e realização de pequenos trabalhos(20%), trabalho de grupo de elaboração de um instrumento de avaliação, com apresentação oral em aula(30%), trabalho individual de produção de uma situação de aprendizagem ou subunidade didática, com apresentação oral em aula(50%)

Conteúdo

1. Ensino e aprendizagem da Geografia no curriculo do EB e ES
1.1. Desenvolvimento cognitivo e processos de ensino e aprendizagem
1.2. Estilos de aprendizagem e planificação de diferenciação pedagógica em sala de aula
1.3. Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos
1.4.Literacia geográfica e cidadania territorial
1.4.1. Estudo de caso
1.4.2. Trabalho de Campo
2. Recursos com metodologias de aprendizagens ativas: potencialidades e limitações
2.1. Mapas
2.2. Conceitos e volcabulário geográfico
2.3. Debates
2.4. Jogos e simulações
2.5. Gráficos e imagens
3. Avaliação e ensino da Geografia: praticas e instrumentos
3.1. Avaliação formativa e sumativa
3.2. Critério e níveis de desempenho
3.3. Tipologia de itens