Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada I

Objectivos

a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua experiência educativa inicial (fase de observação e co-teaching).
c) Conceber e implementar tarefas de observação.
d) Demonstrar capacidade de reflexão e análise dos dados recolhidos
e) Identificar e caracterizar metodologias de investigação em ensino
f) Conceber um plano de trabalho de investigação em contexto educativo (a implementar e desenvolver durante a PES II)

Caracterização geral

Código

722160089

Créditos

2.0

Professor responsável

Carolyn Elizabeth Leslie

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 56

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Bell, J., & Waters, S. (2018).Doing your reseach project.McGraw Hill
Burns, A. (2010). Doing Action Research in English Language Teaching. Routledge
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Editorial Presença.
Dikilitas, K., Smith R., & Trotman, W. (Eds). (2015). Teacher-researchers in action. IATEFL e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies.
Porto : Universidade do Porto.Faculdade de Letras. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS).
McNiff, J. (2017). Action research : All you need to know. Sage
Newby et al. (2007). European portfolio for student teachers of languages. http://archive.ecml.at/mtp2/fte/pdf/C3_Epostl_E.pdf
Richards, J. and Lockhart, C. (1996).Reflective Teaching in Second Language Classrooms. Cambridge University Press.
Wajnryb, R. (1992). Classroom Observation Tasks. Cambridge University Press.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas de investigação no ensino do Inglês a crianças. Análise reflexiva das práticas de implementação de tarefas de observação no ensino de Inglês a crianças. Acompanhamento individual e em pequenos grupos da preparação do projecto de trabalho de investigação a desenvolver PES II.

Método de avaliação

Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem(30%), Preparação de um plano de trabalho e metodologia de investigação (70%)

Conteúdo

a) A atualidade do conceito de professor-investigador.
b) Metodologias de investigação em educação.
c) Investigação em educação de línguas estrangeiras.
d) Observação como instrumento de aprendizagem.
e) Recolha e tratamento de dados; análise e discussão dos resultados.
f) Objetivos e questões de investigação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: