Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada II
Objetivos
a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua prática docente.
c) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
d) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
e) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respetiva coerência.
f) Redigir num estilo académico apropriado.
g) Redigir com objetividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.
Caracterização geral
Código
722160090
Créditos
2.0
Professor responsável
Carolyn Elizabeth Leslie
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 56
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N.A.
Bibliografia
Bell, J., & Waters, S. (2018).Doing your reseach project.McGraw Hill
Burns, A. (2010). Doing Action Research in English Language Teaching.Routledge
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed.Editorial Presença.
Estrela, A. (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Educa. e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies.
Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS).
McNiff, J. (2017). Action research : All you need to know. Sage
Newby et al. (2007). European portfolio for student teachers of languages. http://archive.ecml.at/mtp2/fte/pdf/C3_Epostl_E.pdf
Richards, J. and Lockhart, C. (1996).Reflective Teaching in Second Language Classrooms. Cambridge University Press.
Wajnryb, R. (1992). Classroom Observation Tasks. Cambridge University Press.
Método de ensino
Apresentação e discussão de temas e problemas decorrentes da prática de ensino do Inglês a crianças.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do projecto de trabalho de investigação a desenvolver.
Ensino presencial
Método de avaliação
Método de Avaliação - Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem(30%), Preparação da revisão da literatura sobre o tópico a investigar(70%)
Conteúdo
a) A prática do professor-investigador
b) O modelo refletivo
c) O European Portfolio for Student Teachers of Languages (EPOSTL) como instrumento de autoavaliação e prática reflexiva
d) Objetivos e perguntas de investigação
e) Recolha e análise de dados; apresentação e discussão de resultados
f) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura.
g) Organização e planificação textual.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: