Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada II

Objectivos

a) Demonstrar capacidade de investigação e leitura de bibliografia relevante.
b) Manifestar capacidade de relacionar e articular conceitos e leituras com a sua prática docente.
c) Evidenciar aprendizagem e abertura à mudança através de um processo de interrogação reflexiva.
d) Contribuir de forma ética para a criação de um ambiente de participação responsável no grupo de trabalho.
e) Dominar a planificação global do texto, assegurando a respetiva coerência.
f) Redigir num estilo académico apropriado.
g) Redigir com objetividade, concisão e fluência, dominando a gramática e a ortografia.

Caracterização geral

Código

722160090

Créditos

2.0

Professor responsável

Carolyn Elizabeth Leslie

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 56

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Bell, J., & Waters, S. (2018).Doing your reseach project.McGraw Hill
Burns, A. (2010). Doing Action Research in English Language Teaching.Routledge
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed.Editorial Presença.
Estrela, A. (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas, Educa. e-TEALS: an e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies.
Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS).
McNiff, J. (2017). Action research : All you need to know. Sage
Newby et al. (2007). European portfolio for student teachers of languages. http://archive.ecml.at/mtp2/fte/pdf/C3_Epostl_E.pdf
Richards, J. and Lockhart, C. (1996).Reflective Teaching in Second Language Classrooms. Cambridge University Press.
Wajnryb, R. (1992). Classroom Observation Tasks. Cambridge University Press.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas decorrentes da prática de ensino do Inglês a crianças.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do projecto de trabalho de investigação a desenvolver.
Ensino presencial

Método de avaliação

Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem(30%), Preparação da revisão da literatura sobre o tópico a investigar(70%)

Conteúdo

a) A prática do professor-investigador
b) O modelo refletivo
c) O European Portfolio for Student Teachers of Languages (EPOSTL) como instrumento de autoavaliação e prática reflexiva
d) Objetivos e perguntas de investigação
e) Recolha e análise de dados; apresentação e discussão de resultados
f) Pesquisa, resumo, síntese e apreciação crítica da literatura.
g) Organização e planificação textual.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: