Prática de Ensino Supervisionada I

Objectivos

a) Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos à análise de planos curriculares de práticas pedagógicas específicas do ensino de Inglês a crianças.
b) Aplicar ao trabalho de observação de aulas lecionadas pelo orientador cooperante as competências adquiridas em metodologias de investigação educacional, transversais à formação em Ciências da Educação e em Didática.
c) Desenvolver um conhecimento dos estudantes em contexto escolar, suas semelhanças e diferenças, particularmente em termos das suas necessidades, comportamento, motivação e níveis de aprendizagem.
d) Desenvolver uma reflexão informada sobre o contexto educativo de ensino de Inglês a crianças.
e) Iniciar a prática pedagógica do ensino de Inglês como prática de ensino profissional partilhada (co-teaching).
f) Relacionar as componentes formativa, reflexiva e investigativa com a atividade do professor de Inglês.

Caracterização geral

Código

722160091

Créditos

10.0

Professor responsável

Carolyn Elizabeth Leslie

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Cameron, L. (2014). Teaching Languages to Young Learners. Cambride University Press.
Cameron, L., & McKay, P.(2010). Bringing Creative Teaching into the Young Learner Classroom. Oxford University Press.
Cave, S. (2010). Practising Modern Foreign Languages in the Primary Classroom. Brilliant Publications.
Johnson, K. & Golombek, P. (2011). Research on Second Language Teacher Education. Routledge.
Garton, S., & Copland, F. (Eds.).(2019). The Routledge handbook of teaching English.Routledge.
Kelly, M. et al. (2004). European Profile for Language Teacher Education. A Frame of Reference. Council of Europe. http://archive.ecml.at/mtp2/fte/pdf/STPExtract.pdf
Pinter, A. (2006). Teaching Young Language Learners. Oxford University Press.
Vieira, F. & Moreira, M. (2008). Reflective teacher education towards learner autonomy: building a culture of possibility. In M. Raya and T. Lamb (Eds.), Pedagogy for Autonomy in Language Education: Theory, Pratice and Teacher Education.Authentik, pp.266-282

Método de ensino

A construção da professionalidade docente enquadra-se numa abordagem potenciadora do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade reflexiva em articulação com uma metodologia de aprender a fazer fazendo - learning by doing -, na terminologia de Schon, e sem perder de vista a dimensão investigativa. A supervisão decorre numa perspetiva prescritiva, colaborativa e reflexiva e conduz a uma reflexão sobre a atividade docente e o desenvolvimento profissional e pessoal, com abertura à inovação e transformação.

Método de avaliação

Avaliação do professor cooperante (Avaliação de observação e reflexão , 35%; conhecimento profissional e planeamento, 15%; ensino,40%; valores profissionais e empenho, 10%)(65%), Avaliação do supervisor universitário (Avaliação de planeamento, 25%; observação e reflexão, 75%)(35%)

Conteúdo

a) Observação de contextos educativos - recolha e análise de dados.
b) A adaptação de abordagens de ensino da LE ao contexto educativo e necessidades individuais das crianças.
c) Avaliação das aprendizagens no ensino primário.
d) Prática reflexiva e autoavaliação.
e) A construção ética da profissão docente.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: