Prática de Ensino Supervisionada II

Objectivos

a)Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares de práticas pedagógicas específicas do ensino de Inglês a crianças.
b) Aplicar ao trabalho de planificação, execução e avaliação de aulas de Inglês as competências adquiridas em metodologias de investigação educacional, transversais à formação em Ciências da Educação e em Didática.
c) Desenvolver a planificação e implementação de práticas pedagógico-didáticas inovadoras.
d) Mobilizar princípios, modalidades e identificar objetivos de avaliação.
e) Desenvolver a capacidade de tomar decisões refletivas e fundamentadas.
f) Relacionar as componentes formativa, reflexiva e investigativa com a atividade do professor de Inglês.
g) Por em prática o projeto de investigação de ação.

Caracterização geral

Código

722160092

Créditos

18.0

Professor responsável

Carolyn Elizabeth Leslie

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 504

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Cameron, L. (2014). Teaching Languages to Young Learners. CUP.
Cameron, L., & McKay, P. (2010). Bringing Creative Teaching into the Young Learner Classroom. Oxford University Press.
Cave, S. (2010). Practising Modern Foreign Languages in the Primary Classroom. Brilliant Publications.
Garton, S., & Copland, F. (Eds.).(2019). The Routledge handbook of teaching English.Routledge.
Johnson, K., & Golombek, P. (2011). Research on Second Language Teacher Education. Routledge.
Kelly, M. et al. (2004). European Profile for Language Teacher Education. A Frame of Reference. Council of Europe. http://archive.ecml.at/mtp2/fte/pdf/STPExtract.pdf
Pinter, A. (2006). Teaching Young Language Learners. Oxford University Press
Vieira, F., & Moreira, M. (2008). Reflective teacher education towards learner autonomy: Building a culture of possibility. In M. Raya and T. Lamb (Eds.),
Pedagogy for Autonomy in Language Education: Theory, Practice and Teacher Education. Authentik, pp.266-282

Método de ensino

A construção da profissionalidade docente enquadra-se numa abordagem potenciadora do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade
reflexiva em articulação com uma metodologia de aprender a fazer fazendo, (learning by doing) na terminologia de Schon, e sem perder de vista a dimensão investigativa. A supervisão decorre numa perspetiva prescritiva, colaborativa e reflexiva e conduz a uma reflexão sobre a atividade docente e o desenvolvimento profissional e pessoal, com abertura à inovação e transformação.

Método de avaliação

Avaliação do professor cooperante (Avaliação de planeamento e ensino, 55%; conhecimento profissional, 15%; comunicação na sala de aula e reflexão, 20%; Valores profissionais e empenho, 10%)(65%), Avaliação do professor universitário (Avaliação de planeamento, 25%; observação e reflexão, 75%)(35%)

Conteúdo

a) Aplicação prática do programa de Inglês no 1ºciclo.
b) Planificação e lecionação da aulas e unidades de ensino.
c)A adaptação de abordagens de ensino da LE ao contexto educativo e necessidades individuais das crianças
d) Avaliação crítica e aplicação prática e desenvolvimento de materiais e recursos.
e) Avaliação das aprendizagens no ensino primário.
f) Prática reflexiva e autoavaliação
g) A construção ética da profissão docente.
h) Desenvolver um projeto de investigação de ação e escrever um relatório científico sobre este estudo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: