Didática do Inglês para Crianças

Objectivos

⁃ Desenvolver-se como professor reflexivo
⁃ Compreender as necessidades de aprendizagem de crianças e diferentes abordagens no ensino da L2, incluindo NEE
- Demonstrar compreensão de assuntos relacionados com gestão de aula, actividades de aprender a aprender e diferenciação; sequenciamento e integração de capacidades de aquisição de língua e pensamento crítico bem como questões relacionadas como ensino de gramática a crianças
⁃ Incorporar na planificação uma tipologia diversificada de actividades, incluindo canções/rimas; jogos; trabalhos manuais; tecnologia; actividades de consciencialização intercultural; seleccionar, adaptar e contar histórias variadas, incluindo ´picturebooks´ e histórias tradicionais
⁃ Demonstrar compreensão de procedimentos adequados de avaliação
⁃ Compreender as especificidades de planificação de curto e longo prazo
⁃ Aplicar critérios na conceção e avaliação de materiais
⁃ Reconhecer a importância de procedimentos de colaboração/transição

Caracterização geral

Código

722160093

Créditos

18.0

Professor responsável

Carolyn Elizabeth Leslie

Horas

Semanais - 3

Totais - 504

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

Bland, J. (2015). Teaching English to young learners. Bloomsbury.
Brewster, J., Ellis, G., & Girard, D.(2002). The primary English teacher’s guide.Pearson Education.
Britton,M. (2021).Assessment for learning in primary language learning and teaching. Multilingual Matters.
Curtain, H., & Dalhburg, C.A. (2010). Languages and children. Making the match. Pearson.
Garton, S., & Copland, F. (Eds.).(2019). The Routledge handbook of teaching English.Routledge.
Ellis, G., & Ibrahim, N. (2016) Teaching children to learn. DELTA Publishing. Moon, J. (2000). Children learning English. Macmillan.
Murphy, V.A. (2014). Second language learning in the early school years. Oxford University Press.
Pinter, A. (2009). Teaching young language learners. Oxford University Press.
Prosic-Santovac, D., & Rizon, S. (2019). Integrating assessment into early language learning and teaching. Multilingual Matters.
Read, C. (2007). 500 Activities for the primary classroom.Macmillan.

Método de ensino

O seminário combina teoria e prática com um forte elemento de reflexão sobre a experiência pessoal. Muitos dos conceitos, metodologias e abordagens serão apresentados com um enquadramento teórico e desenvolvidos utlizando uma abordagem experiencial, com os participantes ensaiando atividades e refletindo acerca da sua aplicação prática.
Nas sessões utilizar-se-ão estratégias tais como discussão de artigos/questões académicas, avaliações críticas de métodos e materiais, apresentações individuais e em grupo, trabalhos individuais, em pares e em grupo, sessões de Loop Input, oportunidades para praticar micro-ensino, trabalhos escritos e a criação mais prática de materiais e recursos.
As sessões promovem contribuições críticas e reflexivas pertinentes. Os participantes participam nos trabalhos teóricos e práticos, individualmente e em pequenos grupos.

Método de avaliação

Método de Avaliação - A participação regular e pertinente durante as sessões é avaliada(40%), Trabalhos teóricos e práticos(60%)

Conteúdo

⁃ Vantagens e desafios no ensino de Inglês LE a crianças
•Aprendizagem nas crianças e abordagens no ensino da L2
•Gestão de sala de aula, escolha da língua, rotinas, comportamento, trabalho de pares e de grupo
•Inteligências múltiplas, estilos de aprendizagem, aprender a aprender e autonomia do aluno
•Desenvolvimento e integração de capacidades;
•Abordagens no ensino de gramática;
•Uso de histórias e técnicas de contar - vantagens, selecção e adaptação de histórias autênticas; leitura extensiva
•Vantagens, selecção e implementação de actividades lúdicas; músicas; rimas; trabalhos manuais; tecnologia; actividades de consciencialização intercultural
•Diferenciação e NEE
•Avaliação e registos de avaliação; portfolios; auto e hetero avaliação, testagem
•Planificação: curto prazo/longo prazo; sequenciação de actividades e de capacidades; ritmos de aprendizagem; estrutura da aula
•Avaliação e conceção de materiais
•Colaboração com pares e ligação com a casa e a escola
•Transição: 2º ciclo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: