Sistemas Educativos e Culturas Escolares
Objetivos
Este seminário centra-se numa dupla perspectiva da relação entre educação e desenvolvimento: a nível macro, dos sistemas de ensino de massas contemporâneos e das suas dinâmicas; a nível meso, das configurações institucionais escolares expressas através das suas culturas educacionais (culturas profissionais, culturas de aprendizagem e organização do conhecimento, culturas organizacionais e culturas relacionais). Pretende-se que os alunos:
a) adquiram capacidades de análise e interpretação da literatura científica nos domínios fundamentais das ciências da educação;
b) desenvolvam maneiras de pensar os problemas da educação na diversidade dos seus contextos (sociais, culturais e históricos);
c) desenvolvam as capacidades de reflectir numa perspectiva integrada os problemas da educação nas diferentes escalas de observação e análise , do individual ao organizacional, da unidade escolar aos macro-sistemas educativos;
d) dominem os fundamentos das principais teorias das ciências sociais.
Caracterização geral
Código
722171258
Créditos
5.0
Professor responsável
Susana Paiva Moreira Batista
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Altbach, P. G, R. Arnove, & G. P. Kelly. Emergent Issues in Education. State UNYP, 1992.
Archer, Margaret. Social Origins of Educational Systems. SAGE, 1979.
Brockliss, Laurence. Mass Education and the Limits of State Building. Macmillan, 2012.
Educating All Children. The MIT Press, 2007.
Green, Andy. Education and State Formation. MacMillan, 1992.
Hallinan, M. T. Handbook of the Sociology of Education. Springer, 2006.
Halsey, A.H. Education: Culture, Economy and Society. Oxford UP, 1997.
Krücken, G., & Drori, G. S. (Eds.). (2009). World Society: The Writings of John W. Meyer. Oxford UP.
Richardson, J. G. Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. Greenwood P., 1986.
Soysal, Y. N., & Strang, D. (1989). Construction of the first mass education systems in nineteenth-century Europe. Sociology of Education, 277-288.
Tröhler, D., Popkewitz, T., & Labaree, D. (2011). Schooling and the Making of Citizens in the Long Nineteenth Century. Comparative Visions. Routledge.
Método de ensino
Exposição teórica por parte do professor, alternada com a exposição de textos por parte dos alunos. Discussão das temáticas evocadas quer pelas exposições do professor, quer pelas exposições dos alunos.
Método de avaliação
Método de avaliação - Participação oral dos alunos nas discussões realizadas na sala de aula (10%).(10%), Recensão e apresentação de um capítulo de livro ou artigo por escrito e oralmente perante a turma, um trabalho a ser realizado em grupo (20% da nota final)(20%), Um ensaio de aprox. 5 pág. sobre um tema sugerido pelo professor, a ser realizado individualmente (70% nota final)(70%)
Conteúdo
1. História e teorias dos sistemas nacionais de ensino
1.1 Origens e fundamentos dos sistemas estatais de ensino
1.2 A educação comparada dos sistemas nacionais de ensino
1.3 Nacionalização e desnacionalização dos sistemas de ensino e das políticas educativas.
2. Massificação, equidade e desigualdades sociais nos sistemas de ensino.
2.1 Teorias da reprodução social na educação
2.2 Massificação e equidade face às desigualdades sociais.
3. Culturas escolares e dinâmicas educativas
3.1 Cultura enquanto expressão do conhecimento escolar: curriculo, pedagogia e avaliação nas culturas profissionais dos professores.
3.2 Cultura organizacional e sistemas de liderança.
3.3 Cultura relacional e as comunidades educativas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: