Língua e Educação Intercultural

Objectivos

- Desenvolver o reconhecimento, a compreensão e valorização da diversidade;

- identificar e considerar criticamente problemas, desafios e implicações para a comunicação intercultural;

- concretizar a comunicação intercultural com falantes em contacto directo e virtual;

- compreender os factores sociais, culturais e linguísticos envolvidos no processo de comunicação intercultural;

- interpretar, analisar e discutir criticamente textos escritos, orais e visuais relacionados com os tópicos em discussão;

- conhecer teorias e práticas relacionadas com os temas em estudo;

- promover o diálogo intercultural entre diferentes sistemas de crenças, valores e atitudes;

- reflectir sobre a aprendizagem intercultural enquanto um processo transformador do sujeito (pessoalmente, profissionalmente, academicamente).

Caracterização geral

Código

722171272

Créditos

5.0

Professor responsável

Ana Alexandra Gonçalves de Veloso e Matos

Horas

Semanais - 3

Totais - 140

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N.A.

Bibliografia

- Byram, M. (2020) Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence Revisited. Multilingual Matters
- Council of Europe (2018) Reference Framework of Competences for Democratic Culture
- Council of Europe (2020) A Portfolio of Competences for Democratic Culture
- Jackson, J. (Ed.) (2020). The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. Routledge
- Matos, A, & S. Melo-Pfeifer (Eds) (2020) Literature and Intercultural Learning in Language and Teacher Education. Peter Lang
- Porto, M. & M. Byram (2017) New Perspectives on Intercultural Language Research and Teaching. Routledge
- Rings, G. & S. Rasinger (Eds) (2020) The Cambridge Handbook of Intercultural Communication. Cambridge
- Shaules, J. (2019) Language, Culture, and the Embodied Mind. Springer
- UNESCO (2018) Preparing Teachers for Global Citizenship Education A Template

Método de ensino

As sessões são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos alunos individualmente e em grupo.
Pretende-se criar um espaço de reflexão teórica conducente à estruturação de tarefas ou projectos relacionados com a educação intercultural para a cidadania.
A avalição incidirá sobre a apresentação de pequenos trabalhos durante o semestre e a preparação de um projecto sobre educação para a cidadania intercultural ou de um conjunto de tarefas com objectivos de aprendizagem interculturais, na aula de LE. A participação regular nas sessões será objecto de avaliação.

Método de avaliação

A avalição incidirá sobre a apresentação de pequenos trabalhos durante o semestre e a preparação de um projecto sobre educação para a cidadania intercultural ou de um conjunto de tarefas com objectivos de aprendizagem interculturais, na aula de LE. A participação regular nas sessões será objecto de avaliação.(100%)

Conteúdo

- Conceitos de ´cultura´
- Conceito teórico de ´interculturalidade´
- Problemáticas em torno do conceito de identidade e representação
- Conceitos de alteridade e ´alterização´
- Estereótipos, preconceito e etnocentrismo
- Transições interculturais (migração, períodos de estudo no estrangeiro) e terceiro espaço
- Globalização, localização e educação em língua estrangeira
- O educador/professor de língua estrangeira como mediador
- Ensino da língua estrangeira e representação de outras culturas
- Consciencialização cultural crítica
- Língua e competência intercultural
- Os 5 saberes de M Byram
- Educação para a cidadania intercultural
- Produção e didactização de materiais na perspectiva intercultural
- Avaliação da competência intercultural