Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira

Objetivos educativos

1) Aprofundar conhecimentos e competências de análise e comunicação em Língua Portuguesa;
2) Adquirir competências de investigação e de reflexão crítica sobre problemáticas contemporâneas em educação e ensino de línguas, particularmente do Português;
3) Adquirir uma compreensão integrada da Educação;
4) Adquirir competências para participar em estratégias de cooperação para o desenvolvimento, no âmbito lusófono;
5) Desenvolver conhecimentos sobre problemáticas e requisitos do ensino de línguas segundas ou estrangeiras, em contextos multilingues e, ou, multiculturais;
6) Adquirir competências de aplicação de instrumentos metodológicos de análise, produção e comunicação didácticas a estratégias de ensino-aprendizagem adequadas ao ensino do Português como língua segunda ou estrangeira;
7) Desenvolver capacidades de análise, exposição e síntese na oralidade e na escrita;
8) Adquirir competências teóricas e metodológicas de investigação necessárias à produção da componente não lectiva.

Caracterização geral

Código DGES

M883

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.

Coordenador

Ana Maria Mao de Ferro Martinho Carver Gale

Data de abertura

2021-09-20

Número de vagas

30

Propinas

1300 Euros/ano ou 2700 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 semestres.
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva).
Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
Número de créditos em regime de opção livre: 20 créditos (o aluno pode realizar 20 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.


Competências:

1 — Aprofundar conhecimentos e competências de análise e comunicação da Língua Portuguesa;
2 — Adquirir competências de investigação e de reflexão crítica
sobre problemáticas contemporâneas em educação e ensino de línguas,
especialmente do Português;
3 — Adquirir uma compreensão integrada da Educação no mundo
contemporâneo;
4 — Adquirir competências para participar em estratégias de cooperação para o desenvolvimento, no âmbito lusófono;
5 — Desenvolver conhecimentos aprofundados sobre as problemáticas e os requisitos do ensino de línguas segundas ou estrangeiras, inclusive em contextos multilingues e/ou multiculturais, particularizando
no caso do Português;
6 — Adquirir competências de aplicação de instrumentos metodológicos de análise, produção e comunicação didáticas a situações de conceção e desempenho de estratégias de ensino/aprendizagem, adequadas
ao ensino do Português como língua segunda ou língua estrangeira;
7 — Desenvolver capacidade de análise, exposição e síntese na oralidade e na escrita, relativamente às temáticas em apreço;
8 — Adquirir competências teóricas e metodológicas de investigação
necessárias à produção da componente letiva.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
722091070 Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira 10.0
722091087 Literaturas e Culturas dos Países de Língua Portuguesa 10.0
722091105 Textualidade e Educação 10.0
Opções Condicionadas (a)
Código Nome ECTS
Opções
722091055 Análise e Produção de Materiais Didáticos 10.0
722141037 Educação e Multiculturalismo 10.0
722091069 Ensino à Distância: Teoria e Prática 10.0
Número de ECTS obrigatório: 10
Opções Condicionadas (b)
Código Nome ECTS
Opções
722091159 Dissertação em Português como Língua Segunda e Estrangeira 33.0
722091160 Estágio com Relatório em Português como Língua Segunda e Estrangeira 33.0
722091161 Trabalho de Projeto em Português como Língua Segunda e Estrangeira 33.0
Número de ECTS obrigatório: 33
Regra que permite inscrição em um máximo de 20 ECTS que podem ser obtidos em unidades curriculares de nível pós -graduado da FCSH, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.