Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Objetivos educativos
1) Aprofundar conhecimentos e competências de análise e comunicação em Língua Portuguesa;
2) Adquirir competências de investigação e de reflexão crítica sobre problemáticas contemporâneas em educação e ensino de línguas, particularmente do Português;
3) Adquirir uma compreensão integrada da Educação;
4) Adquirir competências para participar em estratégias de cooperação para o desenvolvimento, no âmbito lusófono;
5) Desenvolver conhecimentos sobre problemáticas e requisitos do ensino de línguas segundas ou estrangeiras, em contextos multilingues e, ou, multiculturais;
6) Adquirir competências de aplicação de instrumentos metodológicos de análise, produção e comunicação didácticas a estratégias de ensino-aprendizagem adequadas ao ensino do Português como língua segunda ou estrangeira;
7) Desenvolver capacidades de análise, exposição e síntese na oralidade e na escrita;
8) Adquirir competências teóricas e metodológicas de investigação necessárias à produção da componente não lectiva.
Caracterização geral
Código DGES
M883
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.
Coordenador
Ana Maria Mao de Ferro Martinho Carver Gale
Data de abertura
2021-09-20
Número máximo de admissões
30
Propinas
1300 Euros/ano ou 2700 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)
Horários
Presencial Pós-Laboral
Idioma de ensino
Língua Portuguesa
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 semestres.
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva).
Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
Número de créditos em regime de opção livre: 20 créditos (o aluno pode realizar 20 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Competências:
1 — Aprofundar conhecimentos e competências de análise e comunicação da Língua Portuguesa;
2 — Adquirir competências de investigação e de reflexão crítica
sobre problemáticas contemporâneas em educação e ensino de línguas,
especialmente do Português;
3 — Adquirir uma compreensão integrada da Educação no mundo
contemporâneo;
4 — Adquirir competências para participar em estratégias de cooperação para o desenvolvimento, no âmbito lusófono;
5 — Desenvolver conhecimentos aprofundados sobre as problemáticas e os requisitos do ensino de línguas segundas ou estrangeiras, inclusive em contextos multilingues e/ou multiculturais, particularizando
no caso do Português;
6 — Adquirir competências de aplicação de instrumentos metodológicos de análise, produção e comunicação didáticas a situações de conceção e desempenho de estratégias de ensino/aprendizagem, adequadas
ao ensino do Português como língua segunda ou língua estrangeira;
7 — Desenvolver capacidade de análise, exposição e síntese na oralidade e na escrita, relativamente às temáticas em apreço;
8 — Adquirir competências teóricas e metodológicas de investigação
necessárias à produção da componente letiva.
Condições de acesso
As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.
Regras de avaliação
Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.
Estrutura
Obrigatórias | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
722091070 | Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira | 10.0 |
722091087 | Literaturas e Culturas dos Países de Língua Portuguesa | 10.0 |
722091105 | Textualidade e Educação | 10.0 |
Opções Condicionadas (a) | ||
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Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
722091055 | Análise e Produção de Materiais Didáticos | 10.0 |
722141037 | Educação e Multiculturalismo | 10.0 |
722091069 | Ensino à Distância: Teoria e Prática | 10.0 | Número de ECTS obrigatório: 10 |
Opções Condicionadas (b) | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
722091159 | Dissertação em Português como Língua Segunda e Estrangeira | 33.0 |
722091160 | Estágio com Relatório em Português como Língua Segunda e Estrangeira | 33.0 |
722091161 | Trabalho de Projeto em Português como Língua Segunda e Estrangeira | 33.0 | Número de ECTS obrigatório: 33 |