Ensino à Distância: Teoria e Prática

Objetivos

a)Desenvolver conhecimento sobre questões teóricas no âmbito do ensino a distância;
b) Adquirir conhecimentos sobre textualidade e hipertextualidade;
c) Ler textos e obras de referência;
d) Associar problemáticas estudadas a tópicos pertinentes sobre práticas de leitura e escrita;
e) Desenvolver competências de investigação autónoma no domínio dos métodos e ferramentas de gestão e manutenção de sítios web.

Caracterização geral

Código

722091069

Créditos

10.0

Professor responsável

Susete da Conceição Costa Albino

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

1.Keegan, D. (1996). Foundations of Distance Education. London: Routledge.
2.Lewis, R. (1984). How To Tutor and Support Learners. London: Council for Educational Technology.
3.Peters, O. (1998). Learning and Teaching in Distance Education – Analyses and Interpretations from an International Perspective. London: Kogan Page.
4.Rowntree, Derek (1990). Teaching Through Self-Instruction: How to develop open learning Materials. Revised Edition. London: Kogan Page.
5.Morgan, C., & O'Reilly, M. (1999). Assessing Open and Distance Learners. London: Kogan Page.

Método de ensino

A metodologia será activa e participativa, com dinâmicas de grupo, quer presencial quer online. As sessões assíncronas serão dedicadas à exploração dos conteúdos teóricos. As sessões síncronas serão dinamizadas com debates e simulações.

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Assiduidade e Participação(20%), Configuração de um ambiente de aprendizagem moodle(25%), Desenvolvimento de exercícios e actividades (min 4)(25%), Desenvolvimento de um manual de estudo independente (30%)

Conteúdo

Tema 1: Modelos, Teorias e Práticas de EaD
Tema 2: Materiais e Relação Pedagógica
Tema 3 : Tutoria
Tema 4: Avaliação em EaD

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: