Ensino à Distância: Teoria e Prática
Objetivos
a)Desenvolver conhecimento sobre questões teóricas no âmbito do ensino a distância;
b) Adquirir conhecimentos sobre textualidade e hipertextualidade;
c) Ler textos e obras de referência;
d) Associar problemáticas estudadas a tópicos pertinentes sobre práticas de leitura e escrita;
e) Desenvolver competências de investigação autónoma no domínio dos métodos e ferramentas de gestão e manutenção de sítios web.
Caracterização geral
Código
722091069
Créditos
10.0
Professor responsável
Susete da Conceição Costa Albino
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
1.Keegan, D. (1996). Foundations of Distance Education. London: Routledge.
2.Lewis, R. (1984). How To Tutor and Support Learners. London: Council for Educational Technology.
3.Peters, O. (1998). Learning and Teaching in Distance Education – Analyses and Interpretations from an International Perspective. London: Kogan Page.
4.Rowntree, Derek (1990). Teaching Through Self-Instruction: How to develop open learning Materials. Revised Edition. London: Kogan Page.
5.Morgan, C., & O'Reilly, M. (1999). Assessing Open and Distance Learners. London: Kogan Page.
Método de ensino
A metodologia será activa e participativa, com dinâmicas de grupo, quer presencial quer online. As sessões assíncronas serão dedicadas à exploração dos conteúdos teóricos. As sessões síncronas serão dinamizadas com debates e simulações.
Método de avaliação
Métodos de avaliação - Assiduidade e Participação(20%), Configuração de um ambiente de aprendizagem moodle(25%), Desenvolvimento de exercícios e actividades (min 4)(25%), Desenvolvimento de um manual de estudo independente (30%)
Conteúdo
Tema 1: Modelos, Teorias e Práticas de EaD
Tema 2: Materiais e Relação Pedagógica
Tema 3 : Tutoria
Tema 4: Avaliação em EaD
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: