Mestrado em Estudos de Educação
Objetivos educativos
Expressam-se sob a forma de capacidades (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes, a saber:
Conhecimento e domínio dos estudos de educação;
Capacidade de pesquisa e interpretação da produção científica sobre educação;
Capacidade de identificação, questionamento, investigação e intervenção sobre problemáticas educativas, do nível mico ao macro.
Compreensão das relações existentes entre os contextos económicos, sociais, culturais e políticos e o desenvolvimento dos sistemas educativos e das organizações escolares;
Capacidade de conceber, planear e monitorizar políticas e práticas educativas baseadas em conhecimento científico (evidence-based), às escalas macro, meso e/ou micro.
Análise, avaliação e conceção de políticas públicas de educação em perspetiva comparada, na multiplicidade das escalas de intervenção: macro (políticas nacionais e internacionais), meso (políticas regionais e municipais) e micro (políticas locais e práticas e dinâmicas escolares).
Conceção e desenvolvimento de modelos de monitorização, autoavaliação e avaliação externa das organizações e práticas educativas.
Análise, conceção e desenvolvimento de soluções visando a eficácia e a eficiência das organizações educativas na concretização da sua missão.
Conceção de estratégias de mobilização de recursos sociais, económicos e culturais para o desenvolvimento de projetos e parcerias educativas nas suas diferentes escalas.
Caracterização geral
Código DGES
MB08
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.
Coordenador
José David Gomes Justino
Data de abertura
2021-09-20
Número máximo de admissões
30
Propinas
1300 Euros/ano ou 2700 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)
Horários
Presencial Pós-Laboral
Idioma de ensino
Língua Portuguesa
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos: 120 ECTS
O mestrado está estruturado em quatro semestres, sendo os três primeiros dedicados à parte curricular e à preparação da componente não letiva. No 4.º semestre o/a estudante realizará umas das seguintes modalidades de componente não letiva: dissertação, trabalho de projeto ou estágio com relatório.
Competências:
Conhecimento e domínio dos estudos de educação; Capacidade de pesquisa e interpretação da produção científica sobre educação; Capacidade de identificação, questionamento, investigação e intervenção sobre problemáticas educativas, do nível mico ao macro. Compreensão das relações existentes entre os contextos económicos, sociais, culturais e políticos e o desenvolvimento dos sistemas educativos e das organizações escolares; Capacidade de conceber, planear e monitorizar políticas e práticas educativas baseadas em conhecimento científico (evidence-based), às escalas macro, meso e/ou micro. Análise, avaliação e conceção de políticas públicas de educação em perspetiva comparada, na multiplicidade das escalas de intervenção: macro (políticas nacionais e internacionais), meso (políticas regionais e municipais) e micro (políticas locais e práticas e dinâmicas escolares). Conceção e desenvolvimento de modelos de monitorização, autoavaliação e avaliação externa das organizações e práticas educativas. Análise, conceção e desenvolvimento de soluções visando a eficácia e a eficiência das organizações educativas na concretização da sua missão. Conceção de estratégias de mobilização de recursos sociais, económicos e culturais para o desenvolvimento de projetos e parcerias educativas nas suas diferentes escalas.
Condições de acesso
As condições de acesso e ingresso estão estipulados no regulamento do ciclo de estudos considerando as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: a)Possuir o grau de licenciado, ou equivalente legal; b)Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da FCSH; c)Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo CC da FCSH. Os candidatos são seleccionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o curriculo académico e científico e a experiência profissional. Poderá ser realizada entrevista, designadamente nos casos em que se pretenda aprofundar a candidatura.
Regras de avaliação
Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da parte escolar do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.
Estrutura
Obrigatórias | ||
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Código | Nome | ECTS |
02103422 | Métodos de Investigação | 10.0 |
02103103 | Seminário de Acompanhamento (Estudos de Educação) | 5.0 |
02103114 | Síntese da Investigação em Estudos de Educação | 10.0 |
Opção Condicionada 1 a 2: O/A estudante terá de realizar 20 créditos em opções condicionadas no 1.º semestre, sendo que, no mínimo, 10 ECTS serão na área científica de Ciências da Educação. | ||
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Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
722141037 | Educação e Multiculturalismo | 10.0 |
722031072 | Filosofia da Educação | 10.0 |
722031067 | História e Políticas Educativas | 10.0 | Número de ECTS obrigatório: 20 |
Opção condicionada 3 a 5: O/A estudante terá de realizar 30 créditos em opções condicionadas no 2.º semestre, sendo que, no mínimo, 10 ECTS serão na área científica de Ciências da Educação. | ||
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Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
02102992 | Análise de Dados - Métodos Quantitativos | 10.0 |
02103004 | Avaliação das Organizações e Políticas Educativas | 10.0 |
722081040 | Conhecimento, Educação e Sociedade | 10.0 |
02103010 | Curriculum, Ensino e Avaliação | 5.0 |
722141061 | Educação Comparada | 10.0 |
722141062 | Psicologia da Educação | 10.0 | Número de ECTS obrigatório: 30 |
Opção condicionada 6 a 7: O/A estudante terá de realizar 15 créditos em opções condicionadas, sendo que, no mínimo, 5 ECTS serão na área científica de Ciências da Educação. | ||
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Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
02103032 | Análise de Dados - Métodos Qualitativos e Mistos | 10.0 |
02103043 | Educação e Comunidade | 5.0 | Número de ECTS obrigatório: 15 |
Opção condicionada 8 - Modalidade da componente não letiva | ||
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Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
02103079 | Dissertação em Estudos de Educação | 30.0 |
02103096 | Estágio com Relatório em Estudos de Educação | 30.0 |
02103085 | Trabalho de Projeto em Estudos de Educação | 30.0 | Número de ECTS obrigatório: 30 |