Mestrado em Estudos de Educação

Objetivos educativos

Expressam-se sob a forma de capacidades (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes, a saber:

Conhecimento e domínio dos estudos de educação;
Capacidade de pesquisa e interpretação da produção científica sobre educação;
Capacidade de identificação, questionamento, investigação e intervenção sobre problemáticas educativas, do nível mico ao macro.
Compreensão das relações existentes entre os contextos económicos, sociais, culturais e políticos e o desenvolvimento dos sistemas educativos e das organizações escolares;
Capacidade de conceber, planear e monitorizar políticas e práticas educativas baseadas em conhecimento científico (evidence-based), às escalas macro, meso e/ou micro.
Análise, avaliação e conceção de políticas públicas de educação em perspetiva comparada, na multiplicidade das escalas de intervenção: macro (políticas nacionais e internacionais), meso (políticas regionais e municipais) e micro (políticas locais e práticas e dinâmicas escolares).
Conceção e desenvolvimento de modelos de monitorização, autoavaliação e avaliação externa das organizações e práticas educativas.
Análise, conceção e desenvolvimento de soluções visando a eficácia e a eficiência das organizações educativas na concretização da sua missão.
Conceção de estratégias de mobilização de recursos sociais, económicos e culturais para o desenvolvimento de projetos e parcerias educativas nas suas diferentes escalas.

Caracterização geral

Código DGES

MB08

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Coordenador

José David Gomes Justino

Data de abertura

2021-09-20

Número máximo de admissões

30

Propinas

1300 Euros/ano ou 2700 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos: 120 ECTS

O mestrado está estruturado em quatro semestres, sendo os três primeiros dedicados à parte curricular e à preparação da componente não letiva. No 4.º semestre o/a estudante realizará umas das seguintes modalidades de componente não letiva: dissertação, trabalho de projeto ou estágio com relatório.

Competências:
Conhecimento e domínio dos estudos de educação; Capacidade de pesquisa e interpretação da produção científica sobre educação; Capacidade de identificação, questionamento, investigação e intervenção sobre problemáticas educativas, do nível mico ao macro. Compreensão das relações existentes entre os contextos económicos, sociais, culturais e políticos e o desenvolvimento dos sistemas educativos e das organizações escolares; Capacidade de conceber, planear e monitorizar políticas e práticas educativas baseadas em conhecimento científico (evidence-based), às escalas macro, meso e/ou micro. Análise, avaliação e conceção de políticas públicas de educação em perspetiva comparada, na multiplicidade das escalas de intervenção: macro (políticas nacionais e internacionais), meso (políticas regionais e municipais) e micro (políticas locais e práticas e dinâmicas escolares). Conceção e desenvolvimento de modelos de monitorização, autoavaliação e avaliação externa das organizações e práticas educativas. Análise, conceção e desenvolvimento de soluções visando a eficácia e a eficiência das organizações educativas na concretização da sua missão. Conceção de estratégias de mobilização de recursos sociais, económicos e culturais para o desenvolvimento de projetos e parcerias educativas nas suas diferentes escalas.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso estão estipulados no regulamento do ciclo de estudos considerando as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: a)Possuir o grau de licenciado, ou equivalente legal; b)Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da FCSH; c)Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo CC da FCSH. Os candidatos são seleccionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o curriculo académico e científico e a experiência profissional. Poderá ser realizada entrevista, designadamente nos casos em que se pretenda aprofundar a candidatura.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da parte escolar do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
02103422 Métodos de Investigação 10.0
02103103 Seminário de Acompanhamento (Estudos de Educação) 5.0
02103114 Síntese da Investigação em Estudos de Educação 10.0
Opção Condicionada 1 a 2: O/A estudante terá de realizar 20 créditos em opções condicionadas no 1.º semestre, sendo que, no mínimo, 10 ECTS serão na área científica de Ciências da Educação.
Código Nome ECTS
Opções
722141037 Educação e Multiculturalismo 10.0
722031072 Filosofia da Educação 10.0
722031067 História e Políticas Educativas 10.0
Número de ECTS obrigatório: 20
Opção condicionada 3 a 5: O/A estudante terá de realizar 30 créditos em opções condicionadas no 2.º semestre, sendo que, no mínimo, 10 ECTS serão na área científica de Ciências da Educação.
Código Nome ECTS
Opções
02102992 Análise de Dados - Métodos Quantitativos 10.0
02103004 Avaliação das Organizações e Políticas Educativas 10.0
722081040 Conhecimento, Educação e Sociedade 10.0
02103010 Curriculum, Ensino e Avaliação 5.0
722141061 Educação Comparada 10.0
722141062 Psicologia da Educação 10.0
Número de ECTS obrigatório: 30
Opção condicionada 6 a 7: O/A estudante terá de realizar 15 créditos em opções condicionadas, sendo que, no mínimo, 5 ECTS serão na área científica de Ciências da Educação.
Código Nome ECTS
Opções
02103032 Análise de Dados - Métodos Qualitativos e Mistos 10.0
02103043 Educação e Comunidade 5.0
Número de ECTS obrigatório: 15
Opção condicionada 8 - Modalidade da componente não letiva
Código Nome ECTS
Opções
02103079 Dissertação em Estudos de Educação 30.0
02103096 Estágio com Relatório em Estudos de Educação 30.0
02103085 Trabalho de Projeto em Estudos de Educação 30.0
Número de ECTS obrigatório: 30