Métodos de Investigação
Objetivos
O objetivo da unidade curricular de Métodos de Investigação é o de capacitar os alunos com o domínio das maneiras de pensar cientificamente conduzidas e das formas de comunicar as suas reflexões académicas.
No final da Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1) Explicar os princípios epistemológicos da atividade científica em ciências sociais, e da educação em particular
2) Identificar as etapas do procedimento científico necessárias para o desenvolvimento de um projeto de investigação
3) Realizar uma pesquisa bibliográfica, organizando e resumindo a informação recolhida
4) Especificar a lógica de exposição científica
5) Distinguir os diferentes tipos de trabalhos académicos escritos
6) Apresentar uma reflexão cientificamente conduzida segundo os cânones académicos adequados aos diferentes tipos de trabalhos escritos
7) Comunicar e discutir uma reflexão cientificamente conduzida segundo os cânones académicos adequados a uma comunicação oral
Caracterização geral
Código
02103422
Créditos
10.0
Professor responsável
Susana Paiva Moreira Batista
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bryman, Alan (2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press.
Cohen, Louis, Lawrence Manion & Keith Morrison (2011). Research Methods in Education. London: Routledge.
Eco, Umberto (1997). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Barcarena, Editorial Presença.
Kuhn, Deanna (2010). What is scientific thinking and how does it develop? In U. Goswami (Ed.), Handbook of Childhood Cognitive Development. doi:10.1002/9781444325485.ch19
Popper, Karl R (1980). Conjecturas e Refutações (O Progresso do Conhecimento Científico). Brasília: Editora da UnB.
Quivy, Raymond e Campenhoudt, Luc Van (1998), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva, 2 ed. revista e aumentada, 1ª ed. orig. 1988.
Sousa, Jesus M (1997). “Investigação em educação: novos desafios”, in Estrela, A.& Ferreira, J. (orgs.). Métodos e técnicas de investigação científica em educação. Lisboa, FPCE, Universidade de Lisboa, pp. 661.672.
Método de ensino
Utilizam-se métodos expositivos articulados com métodos interrogativos, demonstrativos e ativos. O ponto 1 baseia-se essencialmente na articulação entre a exposição teórica dos conteúdos com a ilustração empírica e a discussão participativa dos estudantes. O ponto 2 continua com esses métodos de ensino, acrescentando métodos ativos pela resolução por parte dos estudantes de um exercício de procura, organização e síntese de informação. O ponto 3 aprofunda esta vertente, estando previstas sessões presenciais de acompanhamento e discussão em grupo dos trabalhos sobre as formas de apresentação (escritas e oral) de reflexões cientificamente conduzidas.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. CIÊNCIA E MANEIRAS DE PENSAR CIENTIFICAMENTE CONDUZIDAS
1. Observação e questionamento: senso comum e conhecimento adquirido
2. Descrição, compreensão, explicação e teorização
3. Os problemas e as problemáticas
4. Conceitos e conceções
5. Observação, definição e medida
6. A formulação das hipóteses: conjeturas e refutações.
7. Os métodos de investigação em educação: dedução, indução e comparação
2. PROTOCOLO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: ETAPAS DE CONSTRUÇÃO
1. Alguns itinerários da investigação científica
2. As etapas do procedimento científico
3. Questão de partida
4. Problematização
5. Pesquisa bibliográfica: procurar, organizar e sintetizar informação
6. Construção do modelo de análise
7. A recolha de informação: uma introdução
3. FORMAS DE COMUNICAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
1. A lógica de exposição científica
2. Das fichas de leitura às recensões críticas
3. Ensaios
4. Resumos e artigos científicos
5. Relatórios científicos