História e Políticas Educativas

Objetivos

No final da unidade curricular os estudantes serão capazes de:

1)        Descrever o processo e as dinâmicas de construção dos sistemas nacionais de ensino no contexto europeu e, em especial, o caso português;

2)        Identificar as (des)igualdades educativas resultantes da massificação escolar e as políticas de discriminação positiva daí resultantes;

3)        Explicar as atuais políticas educativas à luz dos contextos de transnacionalização e políticas de territorialização/municipalização;

4)        Definir o processo de regulação dos sistemas educativos numa perspetiva histórica;

5)        Refletir sobre as políticas públicas de educação numa perspetiva comparada, na multiplicidade das escalas de intervenção: macro (políticas nacionais e internacionais), meso (políticas regionais e municipais) e micro (políticas locais e práticas e dinâmicas escolares);

6)        Analisar a investigação relevante no âmbito da história e políticas educativas.

 

Caracterização geral

Código

722031067

Créditos

10.0

Professor responsável

Sílvia Maria Cândido de Almeida

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Justino, D. & Almeida, S. de (2016). Justino, David & Sílvia de Almeida, 2016, Inspecionar e avaliar: origens da regulação coerciva da educação em Portugal. Educação, Sociedade & Culturas, 47, p. 31-51. Acessível em: http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC47David_0.pdf 

Maroy, C. (2013). Politiques et outils de «l’école de la performance»: accountability, régulation par les résultats et pilotage. In C. Maroy (Ed.), L’école à l’épreuve de la performance (pp. 13-31). Brussels: De Boeck.

Meyer, H. & Benavot, A. (2013). PISA, power, and policy. The emergence of global educational governance. Oxford: Oxford Symposium Books.

Mundy, K., Green, A., Lingard, B.  & Verger, A. (2016). Handbook of Global Education Policy. Oxford: Wiley Blackwell.

Método de ensino

Privilegia-se a articulação de métodos expositivos, demonstrativos, interrogativos e ativos, utilizando-se a exposição e demonstração de dados empíricos para elucidar os conteúdos e conceitos. Os métodos interrogativos e ativos concorrem para a participação dos estudantes, ora em debates na aula, ora na realização de exercícios propostos.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1. História e sociologia dos sistemas nacionais de ensino

1.1. Políticas da educação como políticas públicas

1.2 Origens da intervenção do estado no ensino

1.3 Sistemas de ensino e a construção do estado-nação. Origem e desenvolvimento das políticas de escolarização coerciva

1.4 A construção do sistema de ensino português

1.5 Educar para quê? Liberdade e disciplina social

1.6 Currículo do ensino primário: perspetiva comparada

 

2. Massificação e equidade

2.1 Da universalidade do acesso à massificação

2.2 Teorias da reprodução social

2.3 Políticas de discriminação positiva

 

3. Políticas de descentralização: atores educativos

3.1 Políticas da autonomia da escola: do município à escola

3.2 Políticas de flexibilização curricular

3.3 Políticas internacionais e transnacionalização da educação

 

4. Políticas e sistemas de regulação

4.1 Origens da regulação coerciva

4.2 A avaliação externa das escolas

4.3. Emergência dos testes nacionais

4.4 Regulação transnacional

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: