História e Políticas Educativas
Objetivos
No final da unidade curricular os estudantes serão capazes de:
1) Descrever o processo e as dinâmicas de construção dos sistemas nacionais de ensino no contexto europeu e, em especial, o caso português;
2) Identificar as (des)igualdades educativas resultantes da massificação escolar e as políticas de discriminação positiva daí resultantes;
3) Explicar as atuais políticas educativas à luz dos contextos de transnacionalização e políticas de territorialização/municipalização;
4) Definir o processo de regulação dos sistemas educativos numa perspetiva histórica;
5) Refletir sobre as políticas públicas de educação numa perspetiva comparada, na multiplicidade das escalas de intervenção: macro (políticas nacionais e internacionais), meso (políticas regionais e municipais) e micro (políticas locais e práticas e dinâmicas escolares);
6) Analisar a investigação relevante no âmbito da história e políticas educativas.
Caracterização geral
Código
722031067
Créditos
10.0
Professor responsável
Sílvia Maria Cândido de Almeida
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Justino, D. & Almeida, S. de (2016). Justino, David & Sílvia de Almeida, 2016, Inspecionar e avaliar: origens da regulação coerciva da educação em Portugal. Educação, Sociedade & Culturas, 47, p. 31-51. Acessível em: http://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC47David_0.pdf
Maroy, C. (2013). Politiques et outils de «l’école de la performance»: accountability, régulation par les résultats et pilotage. In C. Maroy (Ed.), L’école à l’épreuve de la performance (pp. 13-31). Brussels: De Boeck.
Meyer, H. & Benavot, A. (2013). PISA, power, and policy. The emergence of global educational governance. Oxford: Oxford Symposium Books.
Mundy, K., Green, A., Lingard, B. & Verger, A. (2016). Handbook of Global Education Policy. Oxford: Wiley Blackwell.
Método de ensino
Privilegia-se a articulação de métodos expositivos, demonstrativos, interrogativos e ativos, utilizando-se a exposição e demonstração de dados empíricos para elucidar os conteúdos e conceitos. Os métodos interrogativos e ativos concorrem para a participação dos estudantes, ora em debates na aula, ora na realização de exercícios propostos.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. História e sociologia dos sistemas nacionais de ensino
1.1. Políticas da educação como políticas públicas
1.2 Origens da intervenção do estado no ensino
1.3 Sistemas de ensino e a construção do estado-nação. Origem e desenvolvimento das políticas de escolarização coerciva
1.4 A construção do sistema de ensino português
1.5 Educar para quê? Liberdade e disciplina social
1.6 Currículo do ensino primário: perspetiva comparada
2. Massificação e equidade
2.1 Da universalidade do acesso à massificação
2.2 Teorias da reprodução social
2.3 Políticas de discriminação positiva
3. Políticas de descentralização: atores educativos
3.1 Políticas da autonomia da escola: do município à escola
3.2 Políticas de flexibilização curricular
3.3 Políticas internacionais e transnacionalização da educação
4. Políticas e sistemas de regulação
4.1 Origens da regulação coerciva
4.2 A avaliação externa das escolas
4.3. Emergência dos testes nacionais
4.4 Regulação transnacional