Atelier de Prática 3
Objetivos
Após a conclusão destes ateliês, os estudantes ganharão conhecimentos e competências para conceber e acompanhar não-especialistas em projetos na sociedade que visem a disseminação do conhecimento sobre um lugar ou acontecimento histórico, numa perspetiva crítica, plural e informada.
Caracterização geral
Código
02106193
Créditos
4.0
Professor responsável
Pedro Aires Ribeiro da Cunha Oliveira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 112
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
n.a.
Método de ensino
As sessões práticas combinam a exposição sobre conceitos relevantes, visualização e análise de exemplos documentais, instruções técnicas sobre o equipamento e exercícios práticos com especialistas e investigadores. No exterior, inclui conferências, visitas de estudo a Museus, monumentos históricos e locais de memória específicos.
Método de avaliação
Método de Avaliação - A avaliação final basear-se-á na apresentação de um ensaio ou a elaboração de um pequeno filme(70%), e a participação e assiduidade na discussão dos trabalhos dos colegas (30%)
Conteúdo
Alguns tópicos a abordar: a importância da memória, individual e coletiva, a memória humana e digital; técnicas de preservação da memória; identificação das instituições que trabalham a preservação da memória histórica; selecionar e avaliar projetos de preservação; os arquivos e o seu papel; estratégias de comunicação para públicos não- académicos.
Observações:
O atelier de prática proporciona o enquadramento para a colaboração entre o Mestrado e as instituições que a ela se associaram para oferecer estágios de curta duração (no caso de Lisboa, Museu Gulbenkian, Museu do Aljube, Cinemateca Portuguesa, Culturgest). Esses estágios serão acompanhados pelos coordenadores do Mestrado e terão um responsável em cada uma das instituições.