História da Política e a Política da História

Objetivos

Após completarem a Unidade Curricular, os estudantes irão:
- ser capazes de traçar a proveniência não-disciplinar de conceitos e estratégias que adquiriram crescente relevância para a investigação historiográfica; isto é, se por um lado reconhece a autonomia de esferas como a política e a História, a unidade curricular explorará o que de comum é partilhado e construído pela agência política e pelas práticas de conhecimento;
- estar qualificados de modo a poderem promover uma relação mais complexa entre os usos públicos da História e a escrita académica da História;
- estar mais cientes da globalidade das suas práticas em função da atenção às interações transnacionais (e ao desenvolvimento combinado e desigual dos processos políticos e das práticas memorialísticas a nível local, nacional e regional).

Caracterização geral

Código

02106250

Créditos

8.0

Professor responsável

José Manuel Viegas Neves

Horas

Semanais - 3

Totais - 224

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Chaturvedi, Vinayak (ed.) (2000). Mapping Subaltern Studies and the Postcolonial. London, Verso. [Introduction]. Burchell, Graham and Colin Gordon and Peter Miller (eds), The Foucault Effect: Studies in Governmentality, Chicago: University of Chicago Press, 87–104.
Löwy, Michael (1981). The Politics of Combined and Uneven Development: The Theory of Permanent Revolution. London, Verso].

Mazower, Mark (2008), <Foucault, Agamben: Theory and the Nazis>, boundary 2, 35, 1, 23-34.
Rancière, Jacques (2015), <The Concept of Anachronism and the Historian's Truth>, InPrint, 3, 1, article 3.
Seth, Sanjay (2012). <Revolution and History: Maoism and Subaltern Studies>, Storia della Storiografia, 62, 2, 131-149. Traverso, Enzo (2017). <Totalitarianism between History and Theory’> History and Theory, 55, 97-118.
White, Hayden (1966), <The Burden of History’> History and Theory, 5, 2, 111-134.

Método de ensino

As atividades de aprendizagem e métodos de ensino compreendem aulas expositivas e em sala de aula tipo seminário. Leituras obrigatórias são exigidas

Método de avaliação

Método de Avaliação - No final deverão entregar um ensaio final de 4.000-5.000 palavras focado em um ou mais dos principais tópicos do conteúdo do curso(70%), O curso enfatiza a participação do estudante, portanto, uma parte da nota final cresce com a participação do estudante nas discussões em aula(10%), Os estudantes deverão dinamizar um seminário de leitura de um artigo / capítulo de livro em PDF, colocando questões iniciais para discussão(20%)

Conteúdo

1. Do Nacionalismo à História Transnacional
1.1. O Nacionalismo Económico de Friedrich List e a a Escrita das Histórias Nacionais 1.2. Internacionalismo Proletário, Leon Trotsky e a História Transnacional
1.3. Para uma História Transnacional do Nacionalismo, do Comunismo e da Memória

2. Dos Novos Liberalismos aos Estudos sobre Governamentalidade
2.1. A Emergência do Anti-totalitarismo, a Formação dos Novos Liberialismos e as Histórias da Revolução Francesa e da Revolução de Outubro - de F.Hayek a François Furet
2.2. Os Anos de 1968 e os Desafios de uma Historiografia da Libertação - sobre Jacques Rancière e Hayden White 2.3. A Filosofia de Michel Foucualt e a História do Estalinismo e do Nazismo

3. Provincializando a História e Desindustrialização
3.1. Maoismo, Teoria Pós-Colonial e Subaltern Studies
3.2. Descolonizando a Política, Descolonizando a História e o Pós-Humanismo 3.3. Ecologia Política, Desindustrialização e Memória nas Metrópoles Ocidentais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: