Museus como espaços de memória, identidade e ativismo

Objetivos

Após a conclusão desta Unidade Curricular, os estudantes irão:
- ter conhecimentos teóricos sobre a evolução histórica dos museus e os principais desafios para o futuro;
- ser capazes de demonstrar consciência crítica sobre o papel dos museus na cultura, como instituições inseridas em contextos históricos específicos e como locais de produção cultural e de construção de narrativas históricas, memória coletiva e identidade;
- ter a capacidade de discutir criticamente o papel das coleções e dos acervos museológicos como testemunhos do conhecimento, identidade e memória, e realizar uma análise narrativa reflexiva sobre os diferentes tópicos do curso.

Caracterização geral

Código

02106261

Créditos

8.0

Professor responsável

Alexandra Curvelo da Silva Campos

Horas

Semanais - 3

Totais - 224

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

BENNETT, Tony (2004). Pasts Beyond Memory. Evolution, Museums, Colonialism. Routledge
CHAMBERS, Iain; et al (2014). The Postcolonial Museum. The Arts of of Memory and the Pressures of History. Ashgate EVANS, Jessica; BOSWELL, David (Eds.) (1999). Representing the Nation: A Reader: Histories, Heritage, and Museums.

Routledge
HOOPER-GREENHILL, Eilean (1992). Museums and the Shaping of Knowledge. Routledge
MACDONALD, Sharon (Ed.) (2006). A Companion to Museum Studies. Blackwell Publishing
MESSAGE, Kylie (2013). Museums and Social Activism. Engaged Protest. Routledge
PEARCE, Susan (1994). Interpreting objects and collections. Routledge
PREZIOSI, Donald; FARAGO, Claire (Eds.) (2004). Grasping the World: The Idea of the Museum. Ashgate
WOOD, Elizabeth; LATHAM, Kiersten (2014). The Objects of Experience. Transforming Visitor-Object Encounters in Museums. Left Coast Press, Inc.
ZERUBAVEL, Eviatar (2003). Time Maps: Collective Memory and the Social Shape of the Past. University of Chicago Press

Método de ensino

Participação nas aulas: considerando que a UC é organizada como um seminário teórico-prático semanal, é fundamental que os alunos estejam presentes e preparados para participar, pelo que uma parte da nota final decorre da participação do aluno nas discussões em sala de aula (15%);
Leituras obrigatórias e participação na discussão: as leituras obrigatórias devem ser objeto de uma ficha escrita e da participação na discussão do seminário (20%);
Facilitação/gestão de discussão: os alunos irão gerir a discussão de um seminário a partir da leitura de um artigo / capítulo de livro disponibilizado pelo professor, dispondo de 20 minutos para dar uma visão geral das ideias centrais, conceitos e teorias do(s) autor(es) e lançando questões para discussão (20%)
Trabalho/Ensaio Final: os alunos terão que realizar individualmente um ensaio final de 4.500-5.000 palavras centrado num dos principais tópicos abrangidos pelo programa do seminário (45%).

 

Método de avaliação

Método de Avaliação - Leituras obrigatórias e participação na discussão e Facilitação/gestão de discussão(40%), Participação nas aulas: considerando que a UC é organizada como um seminário teórico-prático semanal, é fundamental que os alunos estejam presentes e preparados para participar, pelo que uma parte da nota final decorre da participação do aluno nas discussões em sala de aula(15%), Trabalho/Ensaio Final: os alunos terão que realizar individualmente um ensaio final de 4.500-5.000 palavras centrado num dos principais tópicos abrangidos pelo programa do seminário (45%)

Conteúdo

A UC incidirá sobre o papel dos museus enquanto instituições fundadas no conhecimento que criam narrativas enquadradas no tempo e que estão associadas à construção de identidades nacionais e de memórias coletivas. Serão destacados os discursos históricos do museu em termos de narrativas de exposição e de espaço/arquitetura. A análise também incidirá no uso de recursos como a escrita em museu e as tecnologias de narrativa (ex. filmes) como mecanismos para a criação de cenários interpretativos envolventes e significativos. Será discutida a forma como as pessoas se relacionam com o património, particularmente o património móvel, e como os objetos são expostos como documentos históricos.

O curso será estruturado em cinco tópicos (cada um correspondendo a duas sessões): 1. Museu em Teoria: Passado, Presente e Futuro
2. Os Discursos Históricos do Museu
3. Museus, Conhecimento e Memória

4. Objetos como conhecimento, identidade e memória 5. Museus, Pós-colonialismo e Ativismo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: