História nos Media
Objetivos
Uma vez concluída a Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
a) compreender as razões por detrás do "boom mediático da História" em várias partes do mundo e as principais interações entre os media, a história e outros campos disciplinares;
b) identificar os principais discursos e estratégias retóricas empregues pelos media para representar e "performizar" o passado;
c) compreender os usos ideológicos do passado nos media e relacioná-lo com agendas sociais e políticas concretas; d) estabelecer a fidedignidade de visões concorrenciais do mesmo evento ou processo histórico nos media;
e) estabelecer comparações entre controvérsias históricas afins em diferentes contextos nacionais.
Caracterização geral
Código
02106272
Créditos
8.0
Professor responsável
Pedro Aires Ribeiro da Cunha Oliveira
Horas
Semanais - 3
Totais - 224
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Cannadine, D. (ed.) (2004). History and the Media. Basingstoke, Palgrave
Burke, P. (2008). Eyewitnessing. The Uses of Images as Historical Evidence/, Cornell University Press
Gildea, R. (2018). Empires of the Mind. The colonial past and the politics of the present. Cambridge, Cambridge University Press
Kennedy, D. (2018), The Imperial History Wars. Debating the British Empire New York, Bloomsbury
Kitch, C. (2008), <Placing journalism inside memory — and memory studies>, Memory Studies, 1(3), 311–320
Maxwell, K. (1995) The making of Portuguese democracy. Cambridge, Cambridge University Press
Neiger, M.; Meyers, O. & Zandberg, E. (eds) (2011). On Media Memory. Colllective Memory in a New Age Media. London: Palgrave MacmillanSayer, F. (2019), Public History. A Practical Guide. New York, Bloomsbury Scully, R. and Quartly, M. (ed.), /Drawing the Line: Using
Cartoons as Historical Evidence. Monash University Publishing, 2009
Método de ensino
A UC será conduzida como um seminário clássico para estudantes de pós-graduação. A aula introdutória será apresentada pelos três docentes e um deles assegurará sempre a primeira parte de cada uma das restantes 9 sessões, atuando também como moderador na segunda parte.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Estas discussões serão facilitadas por um ou mais estudantes por aula, a partir da circulação de materiais (artigos, capítulos de livros) em plataformas de ensino (ex: Moodle). Espera-se também que os alunos realizem uma análise crítica de uma fonte (audiovisual ou imprensa)(20%), Este formato pressupõe a uma frequência assídua da sessão por parte dos estudantes, assim como uma participação ativa nestas(20%), No final do semestre, os alunos deverão apresentar um paper de cariz bibliográfico ou de investigação(60%)
Conteúdo
1. Media e História: uma relação fértil e conturbada;
2. Religião, o politicamente correto e a persistência da censura no humor gráfico;
3. Riso imperial: caricaturas, colonialismo e racismo;
4.Nacionalismo, a imprensa satírica e a formação de identidades nacionais na Europa;
5. As guerras do império: o julgamento dos Mau-Mau e a reavaliação da "descolonização exemplar" da Grã-Bretanha; 6. O Luso-Tropicalismo sob escrutínio: questionando a reputação do "colonialismo benigno" de Portugal;
7. A reabilitação de Aristides Sousa Mendes e a reinterpretação da neutralidade portuguesa na II Guerra Mundial;
8. Os media na revolução portuguesa. Estudo de caso: a RTP enquanto ator político no processo revolucionário (1974- 76).
9. Media, diversidade e minorias. Representações contemporâneas da luta anti racismo e dos ativismos negros nos media portugueses.
10. Sessão com um artista convidado (documentarista). Visionamento de filme e debate.