Filmar o Passado – o Documentário Português
Objetivos
a) Compreender, abordar criticamente e definir o terreno do discurso e da linguagem do cinema, fazendo a ligação com o cinema de não-ficção e o documentarismo, enquanto género cinematográfico, com uma expressão e uma identidade próprias.
b) Analisar o Documentário na sua génese e desenvolvimento, assumindo que a sua identidade se construiu historicamente associada às ideias de verdade e de autenticidade.
c) Estimular a aprendizagem do olhar e da relativização metodológica a propósito de diferentes estratégias e dispositivos cinematográficos presentes no cinema documental português.
d) Compreender e analisar os contextos artísticos, culturais e políticos associados à produção dos vários discursos considerados.
Caracterização geral
Código
02106283
Créditos
8.0
Professor responsável
Catarina Sousa Brandão Alves Costa
Horas
Semanais - 3
Totais - 224
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
AUSTIN, T. and JONG, W. 2009, Rethinking Documentary. New Perspectives, New Practices, Open University Press
BERREBI, Sophie, 2014, The Shape of Evidence. Contemporary Art and the Document. Ed. Valiz,
CLIFFORD, J and MARCUS, G. 1986, Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. California University Press.
MACDOUGALL, David, 2006, The Corporeal Image. Film, Ethnography and the Senses, Princeton and Oxford. Princeton University Press.
NICHOLS, Bill, 2016, Speaking Truths with Film. Evidence, Ethics, Politics in Documentary, University California Press.
ROSENTHAL, Alan (ed) / CORNER, John (ed), 2005, New Challenges for Documentary, Manchester, Manchester University Press.
WINSTON, Brian, (et al.), 2017, The Act of Documenting. Documentary Film in the 21st Century. Bloomsbury.
Método de ensino
As atividades de aprendizagem são baseadas em aulas sob a forma de seminário, interação e discussão e visitas a arquivos. As metodologias incluem a exposição e apresentação dos conteúdos da unidade curricular confrontadas com os excertos de filmes coletivamente discutidos. Propõe-se ainda alocar estas discussões aos projetos e interesses trazidos pelos próprios estudantes.
Método de avaliação
Método de Avaliação - A avaliação será feita através de textos elaborados a partir de visionamentos ou visitas de estudo (3) valendo 10% cada.(30%), Haverá um ensaio final mais completo com cerca de 4 500 a 5 000 palavras com base numa discussão teórica feita a partir dos materiais apresentados em aula(70%)
Conteúdo
Esta UC centra-se no modo como o passado e as memórias são representadas, contemporâneamente, no cinema documental. Este género cinematgráfico, pela forma como constitui discursos em torno da ideia de evidência, assim como pela forma como a ética se tornou históricamente central, permite abordar os usos do passado. Irão ser discutidas várias retóricas cinematograficas ligadas a temas centrais:
1. Representações nacionalistas: o caso dos refugiados da II Guerra
2. Formas de resistência e represssão durante o regime de Salazar
3. Narrativas de género, o caso feminino
4. O movimento revolucionário: cinema activista
5. Artistas, realizadores e os média olhando a revolução
6. Cultura popular, etnografia e ruralidade: uma paisagem atemporal
7. Ciências sociais, arquivos e o mundo colonial
8. O mundo em que vivemos: cidade e migração
9. Reconfigurações pós-coloniais: novas e velhas relações
10. Portugal contemporâneo: a periferia no centro