Introdução à Investigação Arquivística

Objetivos

Após a conclusão do módulo os alunos devem estar habilitados a:
1. Compreender os conceitos básicos da Arquivística e a sua história.
2. Conhecer os diferentes métodos de pesquisa em arquivos e os problemas que levanta.
3. Reconhecer os processos epistemológicos da pesquisa arquivística e respetivas problemáticas.
4. Desconstruir com sucesso as fontes arquivísticas antes de as utilizar no seu próprio campo de pesquisa. 5. Obter com sucesso a informação pretendida para a investigação.

Caracterização geral

Código

02106294

Créditos

2.0

Professor responsável

Maria João de Orey de Figueiredo Cabral da Câmara Andrade e Sousa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 56

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

CHU, H. (2015) Research methods in library and information science: A content analysis Library & Information Science Research (37) 36-41
COOK, Terry. 2001, Archival Science and Postmodernism: new formulations for old concepts Archival Science (1) 3-24 CORENS, L. (2016) The Social History of the Archive: Record- Keeping in Early Modern Europe Past & Present supplement (11) 9-49

FRIEDRICH, M. (2018) Archives and Archiving Across Cultures – Towards a Matrix of Analysis, BAUSI, A. Studies in Manuscript Cultures (vol. 11) Degruyter 421-445.
GILLILAND, A. (2016) Research in the Archival Multiverse. Melbourne: Monash University Publishing
ROSA, Maria de Lurdes, (2017) Reconstructing the production, recording and conservation of Pre-modern organizational information. Theoretical perspectives and research proposal Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, XXX, 547-586

Método de ensino

A UC será conduzida como um seminário clássico para estudantes de mestrado. A aula introdutória será apresentada pelos dois docentes e um deles assegurará as restantes sessões, atuando também como moderador nos debates propostos.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Este formato pressupõe a frequência assídua das sessões por parte dos estudantes, assim como uma participação ativa nestas(20%), Finalmente, os alunos deverão apresentar um ensaio final(60%), Os debates serão baseadas em questões colocadas no final de cada sessão, e aconselha-se a leitura prévia dos artigos constantes na bibliografia (enviados via e-mail). Espera-se também que os alunos realizem as pesquisas propostas online e que apresentem os resultados ao grupo (20%)

Conteúdo

1: O QUE SÃO ARQUIVOS? Conceitos básicos e a sua reformulação. História social dos arquivos: um esboço.
2: O QUE DIZEM AS CIÊNCIAS SOCIAIS QUE SOBRE OS ARQUIVOS? Questionamento sobre os arquivos nos séculos XX e XXI: Arquivística, pós-modernismo, história, antropologia.
3: LITERACIA ARQUIVISTICA E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL (I): Como entender e pesquisar em arquivos; Princípios de organização arquivística e a miríade de "finding aids". (exercício prático)

4: LITERACIA ARQUIVAL E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL (II) Como encontrar as fontes de arquivo de que necessita. Apresentação de diferentes sistemas de arquivo. (exercício prático)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: