História Oral
Objetivos
Uma vez concluída a Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1) Compreender e analisar as teorias, os debates e os conceito-chave mais importantes do campo da História oral e da memória, numa perspetiva interdisciplinar;
2) Analisar os aspetos chave da relação entre a metodologia da História Oral, História e Memória;
3) Construir as linhas orientadoras de um projeto de História Oral;
4) Avaliar o significado dos projetos de História Oral;
5) Desenvolver uma abordagem autónoma e pensamento crítico em relação às questões deste curso.
Caracterização geral
Código
02106305
Créditos
2.0
Professor responsável
Maria Alice Dias de Albergaria Samara
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 56
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Anderson, K. and Jack, D. <Learning to Listen.>In The Oral History Reader. Robert Perks and Alistair Thomson, eds. London: Routledge, 2003.
Hartog, F. (translated by Saskia Brown). Regimes of Historicity. Presentism and experiences of time. New York: Columbia University Press, 2015
Lowenthal, David. The Past is a Foreign Country - Revisited. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. Morrissey, C. T. <On oral history interviewing> In Perks, Robert and Thompson, Alistair (ed). The Oral History Reader, London and New York: Routledge, 2003.
Portelli, A. <What Makes Oral History Different?> in Portelli. The Death of Luigi Trastulli. [also in Oral History Reader] Pozzi, P. <Oral History in Latin America,> Oral History Forum dhistoire orale 32 (2012)
Richie, D. A. <Setting up an Oral History Project>, Richie, Donald A, Doing Oral History: A Practical Guide, New York Oxford University Press, 2003
Método de ensino
Esta Unidade Curricular tem uma primeira sessão expositiva construindo o quadro conceptual das relações entre memória (individual, coletiva e social), história, historiografia e o papel dos diferentes agentes na construção de uma narrativa oficial. Segue-se um período de perguntas.
Em cada sessão, com exceção da primeira, iniciar-se-á com o debate sobre o texto de leitura obrigatória, a que se seguirá um debate. Em cada sessão os estudos de caso e os exercícios práticos constituem-se como as mais importantes atividades de aprendizagem.
As apresentações dos estudantes são uma parte central no perfil prático desta Unidade Curricular e o debate na sala de aula é entendido como a base destas aprendizagens.
Avaliação:
Método de avaliação
Método de Avaliação - 1. Participação do estudante:(35%), 2. Apresentação Oral:(30%), 3. Ensaio:(35%)
Conteúdo
1. Usos da Memória: quadro teórico
História e memória. Usos públicos da História e da Memória
2. O que é a História Oral?
História Oral: definições, debates teóricos, questões atuais. Os usos das narrativas na história pública. 3. Ouvir: abordagem prática e questões metodológicas
A entrevista: boas práticas. Interpretação de narrativas orais: forma e conteúdo.
4. Diferentes vozes
Processos de produção de memórias hegemónicas. Outras vozes e diferentes abordagens.
5. Construção de um projeto de História Oral.
memória e diferentes comunidades: do local ao global.