Humanidades Digitais e Espaciais para Historiadores

Objetivos

1. Adquirir uma visão crítica sobre os campos "Digital Humanities" e "Spatial Humanities"
2. Desenvolver uma visão crítica sobre as ferramentas disponíveis para análise espacial
3. Adquirir as competências necessárias para trabalhar com um Sistema de Informação Geográfica (SIG) 4. Reconhecer as vantagens e limitações da utilização de um SIG nas Humanidades
5. Aplicar os conceitos e técnicas das Spatial Humanities a projetos de investigação

Caracterização geral

Código

02106316

Créditos

2.0

Professor responsável

Daniel Ribeiro Alves

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 56

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Alves, Daniel. 2014. «Introduction: Digital Methods and Tools for Historical Research». International Journal of Humanities and Arts Computing 8 (1): 1–12. https://doi.org/10.3366/ijhac.2014.0116.
Bodenhamer, David J., John Corrigan, e Trevor M. Harris, eds. 2010. The spatial humanities: GIS and the future of humanities scholarship. Bloomington: Indiana University Press.

Gold, Matthew K., and Lauren F. Klein, eds. 2016. Debates in the Digital Humanities. Minneapolis: University of Minnesota Press.
Gregory, Ian N, and A Geddes, eds. 2014. Toward Spatial Humanities: Historical GIS and Spatial History. Indianapolis: Indiana University Press.

Warf, Barney, and Santa Arias, eds. 2009. The spatial turn: interdisciplinary perspectives. London: Routledge.

Método de ensino

A participação nas aulas será avaliada pelas intervenções do aluno nos debates das aulas teóricas, comentários sobre os trabalhos ou metodologias apresentadas, pela realização de exercícios específicos relacionados com o conteúdo da aula e pela sua participação em tarefas colaborativas durante os exercícios práticos. O trabalho final corresponderá à aplicação das diversas metodologias explicitadas, recorrendo a fontes históricas para desenvolver diversas análises e visualizações. No final, o aluno deverá produzir uma visualização SIG ou Web-SIG utilizando o software específico apresentado em aula. O tema dessas análises e visualizações pode ser escolhido pelos alunos com a aprovação do docente.

Método de avaliação

Método de Avaliação - • participação nas aulas e exercícios(40%), • um trabalho final de aplicação das metodologias de análise espacial a fontes e problemas históricos, realizado em ambiente informático(60%)

Conteúdo

1. Abordagem teórica às Digital Humanities e Spatial Humanities (3 horas)
1.1. Introdução às Humanidades Digitais: conceito, evolução e estado da arte

1.2. O Spatial Turn e as Humanidades
1.3. Do Historical GIS às Spatial Humanities

2. Revisão crítica de ferramentas de análise espacial (2 horas)
2.1. Precisamos de um SIG?
2.2. Precisamos de um SIG no nosso PC?
2.3. Precisamos comprar um SIG?

3. Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) (2 horas)
3.1. Definição de um SIG
3.2. Como funciona um SIG
3.3. Tipos de dados e metadados
3.4. Usando um SIG nas Humanidades: projetos e aplicações

4. Usando um Sistema de Informação Geográfica (3 horas)
4.1. Como estruturar dados espaciais
4.2. Criar um projeto e trabalhar com o software
4.3. Explorar, analisar e visualizar

5. Desenvolver o seu próprio projeto de Spatial Humanities (2 horas)
5.1. Trabalhar com os seus dados
5.2. Abordagem prática às Spatial Humanities
5.3. Discussão final

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: