Debates Teóricos Contemporâneos

Objectivos

a) Aprofundar o conhecimento e a compreensão crítica dos referenciais teórico-metodológicos da Sociologia, e aplicá-los em contextos de investigação diversificados;
b) Aplicar os referenciais teóricos da Sociologia à formulação e análise de problemas científicos relevantes sobre fenómenos e factos sociais complexos;
c) Combinar os conhecimentos teóricos e metodológicos para conceber projetos de investigação inovadores;
d) Enquadrar os problemas de investigação na literatura científica, identificando lacunas e possibilidades de progresso teórico ou empírico a partir da bibliografia científica relevante e atualizada;
e) Capacidade de argumentar e discutir juízos críticos sobre o seu trabalho de investigação e o dos outros, incluindo implicações éticas e sociais;
f) Capacidade de integrar os problemas de investigação em projetos ou linhas de investigação coletivos;
g)Capacidade de comunicar, oralmente e por escrito, os argumentos teóricos e os problemas de investigação de modo rigoroso.

Caracterização geral

Código

73208105

Créditos

8.0

Professor responsável

Rui Manuel Leitão da Silva Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 224

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Alexander, J. (2005) The Meanings of Social Life: A Cultural Sociology. Oxford: Oxford University Press.
Baert, P., & Silva, F. C. (2010). Social Theory in the Twentieth Century and Beyond. Cambridge: Polity Press.
Coleman, J. (1994). Foundations of Social Theory. Cambridge MA, Harvard University Press.
Hughes, J. A., Sharrock, W. W., & Martin, P. J. (2003). Understanding Classical Sociology: Marx, Weber, Durkheim (2nd edition). London: Sage.
Martuccelli, D. (1999). Sociologies et Modernité. Paris: Gallimard.
Merton, R. K. (1967). On Theoretical Sociology: Five essays, Old and New. New York: The Free Press.
Sharrock, W. W., Hughes, J. A., & Martin, P. J. (2003). Understanding Modern Sociology. London: Sage.
Tilly, C. (2005). Trust and Rule. New York: Cambridge University Press.
Turner, J. H. (2013). Contemporary Sociological Theory. London: Sage.

Método de ensino

As aulas assentam na discussão de bibliografia selecionada para cada tópico, previamente distribuída, para que cada estudante apresente previamente por escrito, uma questão sobre o texto que pretendem que seja discutida ou esclarecida em aula. Os professores introduzem os tópicos e atuam como moderadores e orientadores da discussão, salientando os pontos mais relevantes, e ajudando os estudantes a resolver dificuldades de compreensão.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - assiduidade, a qualidade da participação nas discussões do seminário, a qualidade e pertinência das questões submetidas antes de cada sessão(25%), um trabalho escrito ensaiando a aplicação conceitos e questões abordadas no seminário à formulação teórica do objeto de estudo para o seu projeto de tese(75%)

Conteúdo

Os conteúdos programáticos estão pensados de forma a abordar problemas e debates contemporâneos, sempre equacionados a partir de questões transversais e que têm estado presentes ao longo da história desta ciência social:
1. Racionalidades, ação social e emoções
2. Integração, diferenciação social e conflito
3. Condição humana moderna, tempo, individualidade e expressão de si
4. Teorias da prática e sociologia pragmática

Estes temas, entre outros, estão pensados de modo a permitir a mobilização e o diálogo entre autores clássicos e contemporâneos do pensamento sociológico.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: