Seminário de Investigação IV

Objectivos

A UC articula-se com os seminários de investigação dos semestres precedentes, dando-lhe continuidade. Pretende criar um espaço de debate, reflexão e de apoio científico-pedagógico ao aprofundamento do desenvolvimento do trabalho de investigação avançada dos alunos do programa de doutoramento.
Mais particularmente, a unidade curricular organiza-se em seminários intensivos doutorando-centrados, e pretende reforçar competências avançadas no domínio reflexivo, analítico e metodológico relativamente às componentes e etapas dos processos individuais de investigação de cada doutorando.
Em termos específicos, as competências a adquirir são:
- compreensão das aplicabilidade das teorias e dos métodos sociológicos avançados para o desenvolvimento do projeto de doutoramento;
- aprofundamento da capacidade de análise crítica sobre o desenvolvimento dum projeto individual conducente à tese de doutoramento;
- consolidação de ideias originais para a pesquisa avançada num doutoramento em sociologia.

Caracterização geral

Código

73208115

Créditos

5.0

Professor responsável

Rui Manuel Leitão da Silva Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conclusão do Seminário de Investigação III

Bibliografia

Não aplicável

Método de ensino

Unidade a ser lecionada por sessões seminariais intensivas, em regime presencial, podendo eventualmente ser aplicada sessões à distância, na plataforma de e-learning ou de vídeo-conferência das instituições parceiras do consórcio.
Sessões tutoriais e de estudo autónomo.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Apresentação de pelo menos 1. um texto de reflexão crítica, um relatório progresso, um artigo científico ou um capítulo da dissertação em curso; 2.- um relatório de atividade de participação, produção e comunicação científica; 3.- Elaboração, apresentação e discussão pública do estádio de desenvolvimento do projeto de tese 4.- Participação nas sessões seminariais(100%)

Conteúdo

Trata-se de uma unidade curricular focalizada no enquadramento e na avaliação do trabalho autónomo do doutorando, em particular ao nível da apresentação (escrita e oral) e discussão pública dos materiais relacionados com o desenvolvimento do seu projeto individual de investigação. Não obstante não existir um conteúdo curricular rígido, as sessões seminariais incidem principalmente sobre os seguintes temas:
1: Dilemas da investigação avançada em Sociologia
2: Atividades de produção científica;
3: Atividades de comunicação pública.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: