Seminário de Investigação V

Objectivos

A UC dá continuidade ao trabalho desenvolvido nos seminários de investigação que a precederam e desenvolve-se num espaço de debate, reflexão crítica amigável e de apoio científico-pedagógico à estruturação, redação e apresentação oral do trabalho até aqui realizado pelos estudantes.
Nesta fase, as investigações conducentes ao doutoramento já deverão estar significativamente avançadas, pelo que esta UC, consiste fundamentalmente na consolidação desse trabalho sob a forma de tese.
Uma insistência particular será dada às competências de redação científica (segundo a tradição sociológica) à estruturação da tese (quer em capítulos, quer sob a forma de artigos) e à apresentação pública dos resultados (por forma a preparar e ensaiar o momento da defesa).

Caracterização geral

Código

73208116

Créditos

5.0

Professor responsável

Rui Manuel Leitão da Silva Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conclusão do Seminário de Investigação IV

Bibliografia

A disponibilizar brevemente

Método de ensino

A ênfase do processo de ensino-aprendizagem é colocado nos estudantes. Preconiza-se a troca de ideias e de pontos de vista, assumindo o docente o papel de facilitador e animador da discussão (numa situação de primus inter pares), dando o seu próprio contributo após realizado o tour de table entre os alunos.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - assiduidade e a participação ativa nos seminários.(100%)

Conteúdo

Esta UC é organizada na forma de Seminários e funcionará num ambiente de friendly criticism durante os quais:
- serão apresentadas aos estudantes várias dissertações em Sociologia já defendidas e bem sucedidas, para os confrontar com os diversos modelos possíveis de estruturação;
- serão lidos e discutidos capítulos e/ou partes das dissertações em curso, que já tenham sido redigidos pelos estudantes, de modo a que todos se possam enriquecer com os diversos contributos;
- os estudantes ensaiarão a apresentação pública do trabalho até então realizado por forma a preparar e ensaiar o momento da defesa;
- serão partilhados pelos estudantes os principais dilemas, obstáculos e problemas com que cada um deles se confrontou durante a realização da investigação e debatidos os modos de os ultrapassar.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: