Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa

Objectivos

Conhecimento e compreensão dos princípios e das aplicações dos métodos e das técnicas de pesquisa quantitativa de emprego mais corrente na investigação sociológica.

Capacidade de escolher métodos e técnicas quantitativas, tendo em conta os objetivos da investigação e a informação empírica a recolher/recolhida.

Capacidade de interpretar criticamente os resultados de diferentes métodos e técnicas em estudos sociológicos publicados.

Caracterização geral

Código

73208128

Créditos

8.0

Professor responsável

Ana Lúcia Albano Teixeira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 224

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Carvalho, H. (2008). Análise Multivariada de Dados Qualitativos: Utilização da ACM com o SPSS. Lisboa: Sílabo.
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. E. (2010). Multivariate Data Analysis. Essex: Pearson.
Laureano, R. (2011). Testes de Hipóteses com o SPSS: O meu Manual de Consulta Rápida. Lisboa: Sílabo.
Marôco, J. (2014). Análise de Equações Estruturais: Fundamentos Teóricos, Software e Aplicações. Lisboa: Report Number.
Marôco, J. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Lisboa: Report Number.
Reis, E. (2007). Estatística Descritiva. Lisboa: Sílabo.
Reis, E., Melo, P., Andrade, R., & Calapez, T. (2001). Estatística aplicada (Vol.2). Lisboa: Sílabo.
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2013). Using Multivariate Statistics. Boston: Pearson.
Vicente, P., Reis, E., & Ferrão, F. (2001). Sondagens: A Amostragem como Factor Decisivo de Qualidade. Lisboa: Sílabo.

Método de ensino

Aula expositivas orientadas por exemplos; exercícios práticos realizados ou corrigidos em aula, incluindo análise e interpretação crítica de resultados publicados e discussão de escolhas hipotéticas visando objetivos dados de pesquisa.

O ensaio será construído a partir de um texto científico escolhido pelo/a aluno/a, cumprindo os seguintes requisitos:
a) siga uma metodologia quantitativa;
b) cubra pelo menos duas das técnicas leccionadas nas aulas.
O ensaio deverá focar-se na parte metodológica, em articulação com o objecto científico.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - 1) Um ensaio escrito (entre 8 e 10 páginas) (60%), 2) Apresentação e discussão do mesmo na aula (40%)

Conteúdo

1. Tipos de dados e escalas de medida
2. Amostragem
a. representatividade
b. tipos de amostras
c. erro
3. Estatísticas descritivas
a. representação gráfica
b. tabelas de frequência e de contingência
c. medidas de tendência central
d. medidas de dispersão
e. distribuição normal
4. Teste de independência do Qui-Quadrado (testes de hipóteses)
5. Medidas de associação
6. Coeficientes de correlação
7. Testes à comparação de médias: teste t para amostras independentes
8. Análise de variância: ANOVA a um factor
9. Regressão linear múltipla | multinível
10. Análise de Correspondências Múltiplas (ACM)
11. Multidimensional Scaling (MDS)
12. Análise em Componentes Principais (ACP)
13. Análise de Equações Estruturais (SEM)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: