Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa

Objectivos

- Aprofundar competências específicas na aplicação de métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em ciências sociais, com incidência na sociologia.
- Capacitar os estudantes de dispositivos epistemológicos, metodológicos, técnicos e éticos que lhes permitam conhecer e discutir limites e potencialidades no uso de vários métodos e técnicas de recolha, tratamento e análise de dados qualitativos.
- Discutir experiências de processos e desenhos de pesquisa empírica já desenvolvidos ou em curso
- Orientar os estudantes na escolha e exploração das metodologias e técnicas mais apropriadas aos seus respectivos objectos de pesquisa, apoiando-os na construção e planificação da estratégia metodológica a adoptar nos respectivos projectos de investigação.

Caracterização geral

Código

73300104

Créditos

8.0

Professor responsável

Rui Manuel Leitão da Silva Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 224

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Braun, V., & Clarke, V. (2013). Successful Qualitative Research. Los Angeles: SAGE.
Della Porta, D., & Keating, M. (Eds). (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences: A Pluralist Perspective. Cambridge: Cambridge University Press.
Dixon, J. C., Singleton, R. A., & Straits, B. C. (2018). The Process of Social Research (2ª edição). New York: Oxford University Press.
Flick, U. (Ed). (2018). The Sage Handbook of Qualitative Data Collection. Los Angeles: SAGE.
Glaser, B. G., & Strauss, A. L. (2009). The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Researchers. New Brunswick: Aldine Transaction.
Kara, H. (2015). Creative Research Methods in the Social Sciences: A Practical Guide. Bristol: Policy Press.
Koro-Ljungberg, M. (2016). Reconceptualizing Qualitative Research: Methodologies without Methodology. Los Angeles: SAGE.
Pais, J. M. (2008). Sociologia da Vida Quotidiana. Lisboa : Imprensa de Ciências Sociais.

Método de ensino

Sessões organizadas para sensibilizarem os alunos para a relevância das metodologias qualitativas, estimulando para uma compreensão crítica do seu uso e dos desafios que enfrentarão no contexto dos seus próprios projetos de investigação.
A sequência das sessões visa assegurar uma abordagem integral dos principais métodos de pesquisa qualitativa, incluindo tópicos transversais como os que se referem aos protocolos éticos. As sessões serão ministradas pelos responsáveis da UC e por investigadores convidados para apresentarem e discutirem estratégias metodológicas aplicadas em contextos concretos de pesquisa empírica.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Ensaio escrito de apresentação e justificação da estratégia metodológica qualitativa, ou da componente qualitativa de uma estratégia metodológica mista, a seguir no projeto de pesquisa do estudante; ou de discussão sobre uma estratégia metodológica qualitativa, com revisão crítica de literatura(100%)

Conteúdo

1. Epistemologia e pluralismo metodológico na Sociologia: potencialidades dos métodos qualitativos
2. Explorando a abordagem etnográfica
3. Desafios, estratégias e metodologias da investigação online
4. Investigação-ação participativa e métodos colaborativos
5. Amostragem e seleção de casos em investigação qualitativa: diversidade e saturação
6. Técnicas coletivas de produção de dados discursivos: entrevista em grupo, grupo de discussão/focal, rodas de conversa e oficinas
7. Usos da entrevista individual: diversidade de procedimentos
8. Memória, documentos e fontes
9. Usos da imagem na pesquisa em ciências sociais
10. Métodos mistos e integração de dados
11. Análise qualitativa de conteúdo: papel, lápis, computação e intuição

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: