Metodologias de Investigação
Objetivos
Pretende-se com esta Unidade curricular que os estudantes aprendam:
a) os passos fundamentais para desenhar um pré-projeto de investigação
b) a desenvolver reflexões fundamentadas sobre o respetivo percurso de pesquisa
c) a demonstrar capacidade para discutir temas e tópicos relevantes à sua investigação, implicando-se, com elevada capacidade reflexiva e argumentativa, nos debates desenvolvidos no contexto das sessões de seminário;
d) a saber construir textos escritos de acordo com convenções e regras éticas vigentes no meio académico, demonstrando elevada capacidade para articular ideias e fundamentar teoricamente os seus pontos de vista e) a ser capaz de comunicar oralmente as suas ideias e argumentos de modo claro e rigoroso perante uma audiência
f) a escolher, e clarificar as suas escolhas, por um desenho de pesquisa adequado aos objetivos e ao desenvolvimento da sua tese de doutoramento.
Caracterização geral
Código
03100167
Créditos
8.0
Professor responsável
Manuel Gaspar da Silva Lisboa
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 224
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Almeida, J. F., & Pinto, J. M. (1976). Condições e problemas, genéricos da pesquisa empírica. In A Investigação nas Ciências Sociais (pp. 61-114). Lisboa: Presença
Bachelard, G. (1984). O racionalismo aplicado. In A Epistemologia (pp.113-141). Lisboa: Edições 70.
Bourdieu, P. (1989). Introdução a uma sociologia reflexiva. In O Poder Simbólico (pp. 17.58). Lisboa: Difel.
Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.
Pinto, J. M. (2007). Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social. Porto: Afrontamento
Quivy, R., & van Champenhoudt, L. (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Schmitter, P. C. (2008). The design of social and political research. In D. Della Porta & M. Keating (eds.). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press.
Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Eds.). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontament
Método de ensino
Aulas teórico-práticas com exposição e alternando discussão de conteúdos, análise de exemplos e exercícios práticos de resolução de problemas.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Uma ficha de leitura breve sobre um texto científico escolhido de uma lista sugerida pela docente e apresentado e discutido em aula. Apresentação na aula de um pré-projecto de desenho de pesquisa. Pré-projecto escrito de desenho de pesquisa(100%)
Conteúdo
1. Propostas epistemológicas e metodológicas dos clássicos e a sua influência nos autores contemporâneos
2. Propostas epistemológicas e metodológicas dos autores contemporâneos. Positivismo e anti-positivismo. Realismo crítico, construtivismo e racionalismo aplicado.
3. Análise e discussão dos princípios epistemológicos e metodológicos do trabalho de investigação. Identificação de diferentes modelos de pesquisa, desde a formulação da pergunta de partida até à recolha de dados.
4. Formação de conceitos, modelo de análise e construção do desenho de pesquisa. Estratégias indutivas e dedutivas. Modos de operacionalização de conceitos.
5. Estratégias e métodos quantitativos, qualitativos e mistos.