Temas Avançados em Estudos de Género I
Objetivos
Esta unidade curricular, de natureza multidisciplinar tem por objetivo:
- introduzir as/os estudantes a temas relevantes e atuais da pesquisa em Estudos de Género, familiarizando-os com abordagens teóricas, conceptuais e empríricas desenvolvidas a partir de diversas áreas disciplinares das ciências sociais e humanísticas;
- fomentar o debate científico entre investigadores/as e doutorandos/as , promovendo o desenvolvimento de competências de análise crítica, questionamento e argumentação científica dos/as estudantes;
-fornecer pistas e referências (teóricas, metodológicas, empíricas) para as dissertações individuais.
Caracterização geral
Código
03100178
Créditos
6.0
Professor responsável
Manuel Gaspar da Silva Lisboa
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Collins, P. H. & Bilge, S. (2016). Intersectionality. Cambridge: Polity;
Schulz, A. J., & Mullings, L. (2006). Gender, race, class, and health: intersectional approaches. San Francisco, CA: Jossey-Bass;
Magalhães, M. J., Cruz, A. L., Nunes, R. (eds.) (2012). Pelo Fio se Vai à Meada: Percursos de investigação através de histórias de vida. Lisboa: Ela por Ela;
Karamessini, M; Rubery, J. (eds), Women and austerity. The economic crisis and the future of gender equality. London and New York, Routledge;
Kimmel, M. (2011). The Gendered Family. In M. Kimmel, The Gendered Society (pp. 141-193). Oxford: Oxford University Press, 4th edition;
Hoard, Season (2015). Gender Expertise in Public Policy. Towards a Theory of Policy Success. New York: Palgrave Macmillan;
Perista, Heloísa, Ana Cardoso, Ana Brázia, Manuel Abrantes, Pedro Perista (2016), Os Usos do Tempo de Homens e de Mulheres em Portugal, Lisboa, CESIS/CITE.
Método de ensino
Nesta unidade curricular procurar-se-á criar um ambiente aberto de ensino/aprendizagem em que cada estudante possa refletir criticamente sobre os seus próprios posicionamentos teóricos e opções metodológicas.
Serão utilizados métodos explanativos e métodos activos de aprendizagem que envolvam os/as estudantes na realização de actividades de análise e discussão de textos, resultando na aquisição de competências teóricas, analíticas e empíricas necessárias para a investigação em Etudos de Género.
A avaliação constará de um trabalho final a submeter por escrito, relacionado com um dos temas abordados no semestre.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Os temas a abordar neste semestre serão os seguintes: - Políticas Públicas na área da Igualdade;
- Interseccionalidades: Classe, Raça, Deficiência e Idade; - Educação e formação;
- Trabalho e economia;
- Relações familiares e intimidade; - Género, famílias e trabalho;
- Género e Saúde.