Teorias feministas e de género, estudos LGBTIQ+, movimentos sociais
Objetivos
Pretende-se com esta Unidade curricular que os/as estudantes aprendam:
• Compreender o âmbito e alcance de teorias feministas e de género e estudos LGBTIQ +;
• Compreender as principais ideias apresentadas por autores seminais, como Michel Foucault, Judith Butler, Eve Kosofsky Sedgwick;
• Explorar criticamente a pesquisa atual sobre as interseções de género e sexualidade;
• Utilizar teorias feministas e de género e estudos LGBTIQ + para examinar questões contemporâneas ;
• Aplicar conceitos teóricos para entender os seus mundos quotidianos, desenvolvendo o pensamento crítico sobre suas vidas diárias e estruturas de poder;
• Demonstrar competências analíticas, incluindo a articulação de conceitos, ideias teóricas e consciência crítica;
• Sintetizar os argumentos da investigação publicada sobre um tema específico de forma concisa e precisa;
• Gerir a sua própria aprendizagem de modo a fazer uso apropriado dos recursos disponíveis.
Caracterização geral
Código
03100285
Créditos
8.0
Professor responsável
Maria Eduarda Pereira da Costa Ferreira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 224
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Browne, Kath; Lim, Jason; Brown, Gavin (2007), Geographies of Sexualities: Theories, practices and politics. London: Ashgate;
Browne, Kath, Ferreira, Eduarda (2015). Lesbian Geographies: Gender, Place and Power. London: Ashgate;
Butler, Judith (2017), Problemas de género. Lisboa: Orfeu Negro;
Butler, Judith (1993), Bodies That Matter. On the Discursive Limits of “Sex”. New York & London: Routledge; Cascais, António Fernando (2016), “O queering como metodologia de crítica cultural”, in Urbano Sidoncha e Catarina
Moura (orgs.), Culturas em movimento. Livro de Atas do I Congresso Internacional sobre Cultura. Covilhã: Editora LabCom.IFP, pp. 541-552;
Cascais, António Fernando (2016), “Psicanálise, linguagem e performatividade de género”, in Isabel Henriques de Jesus, Paula Gomes Ribeiro, Rita Mira e Zília Osório de Castro (coords.), Falar de mulheres – Dez Anos depois. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, pp. 211-228.
Método de ensino
Aulas teóricas. Exposição das matérias pelos/as docentes. Aulas teórico práticas.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Apresentação oral na aula da reflexão individual.(20%), Elaboração por escrito de reflexão individual (12-15 páginas)(60%), Mapa conceptual da reflexão individual.(20%)
Conteúdo
I Michel Foucault: O dispositivo da sexualidade
II Teoria queer - Judith Butler: A performatividade de género
III Teoria queer - Eve Kosofsky Sedgwick: A performatividade queer
IV Investigação atual de questões relacionadas com interseções de género e sexualidade
V Transformações nas relações sociais de género e nos valores e representações associados à sexualidade: processos de mudança social e política
VI Intimidade, sexualidade e cidadania: novos movimentos sociais