Gestão e Qualidade da Água

Objectivos

Permitir uma formação moderna, abrangente e versátil no domínio da gestão e qualidade da água, mantendo presentes os objectivos primordiais de preservação e proteção.

Consistindo:

1) na aquisição de competências científicas, técnicas, ambientais, económicas e sociais para interpretação e elaboraçao de planos de gestão de recursos hídricos, de monitorização e de remediação.

Caracterização geral

Código

10745

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Manuela Malhado Simões Ribeiro

Horas

Semanais - 4

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplicam.

Bibliografia

Gestão estratégia: Conceitos, modelos e instrumentos by António J. Robalo Santos. Escolar Editora, 2008
Water utilization, energy utilization and waste water management in the dairy industry: a review by Rad, R. J., Lewis, M.J, Int. J. Dairy Technol. 67 (1), 1-20, 2014
The Management of Water Quality and Irrigation Technologies. Edited by Jose Albiac & Ariel Dinar, 2009
Wastewater Engineering: Treatment and Reuse by George Tchobanoglous et al. Fifht edition, McGraw-Hill. Boston, 2014
Water Resources Management, An International Journal Published for the European Water Resources Association (EWRA), Vo. 21, Issue 1, pp: 35-48, 49-62, 79-95, 97-110, 171-184, 2007
A new indicator to estimate the efficiency of water and energy use in agro-industries by Beatriz Carrasquer et al. Journal of Cleaner Production, 143, pp.462-473, 2017

Método de ensino

Aulas teórico-práticas e experimentais. Nas sessões experimentais, os alunos são motivados para o uso de metodologias analíticas avançadas para análise laboratorial da composição da água. São utilizadas técnicas de potenciometria, cromatografia (HPLC) e ião seletivo para quantificação iónica da composição da água. Elaboração de projeto de gestão e planeamento de recursos hídricos, incluindo pesquisa científica. Visitas de estudo a unidades de tratamento de águas residuais urbanas ou industriais e unidades públicas ou privadas de gestão e distribuição de água potável.

Método de avaliação

Frequência

É requerida frequência à disciplina através da presença em 2/3 das aulas TP. A não obtenção de frequência impede a aprovação  na disciplina por avaliação contínua e exclui os alunos de realizarem exame de recurso.

 Avaliação

Avaliação contínua com 3 elementos de avaliação, consistindo em 2 testes e 1 trabalho. 

Aprovação

1. Obtenção de frequência + nota final igual ou superior a 10 valores obtida pela média ponderada dos resultados obtidos no conjunto dos 3 elementos de avaliação contínua (2 testes e um trabalho) com a seguinte ponderação: 1º teste - 30%, 2º teste - 30%, trabalho - 30% e 10% para o desempenho do aluno quantificado em valor igual ao melhor resultado obtido nos 3 elementos de avaliação (testes e trabalho); salvaguardando a obrigatoriedade de obtenção de nota mínima igual a 8,5 valores em cada um dos elementos de avaliação.

ou

2. Obtenção de frequência + nota final igual ou superior a 10 valores obtida no exame de recurso (com ponderação de 70%)  e no trabalho (com ponderação de 30%).

Melhoria de nota

Nota do trabalho (com ponderação de 30 %) + a melhor nota obtida no somatório dos testes, ou em qualquer exame realizado para o efeito de melhoria de nota (recurso ou época especial), com poderação de 70%. 

Conteúdo

Introdução aos conceitos básicos de gestão. Gestão da água. Usos e escassez. Valor económico, social e ambiental da água superficial e subterrânea. Métodos e tecnologias para uso sustentável da água. Políticas públicas e privadas no uso e gestão da água. Leis e enquadramento legal. Unidades de gestão (bacia hidrográfica e sistemas aquíferos). Qualidade da água para suporte de atividades humanas (municípios, agricultura, industria e minas). Indicadores físicos, químicos, radioativos e bacteriológicos de qualidade. Fontes naturais e artificiais de água. Reciclagem e reutilização da água em sistemas urbanos, industriais e agroindustriais. Proteção e preservação da qualidade. Poluentes e sistemas de tratamento.