Projecto de Dissertação

Objectivos

Pretende-se que o estudante elabore e apresente publicamente um projeto de dissertação em Tecnologias em Agricultura de Precisão, estruturado e calendarizado, que contribua de forma inovadora e original para as competencias investigativas do aluno. O projeto de dissertação deverá refletir capacidade de compreensão sistemática no domínio da área cientifica do mestrado, bem como evidenciar capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar investigação científica cumprindo as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas. No decurso do processo ensino aprendizagem, o estudante deve adquirir capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas. Finalmente, o estudante deverá desenvolver maturidade pessoal e científica para competentemente apresentar o seu projeto de tese, e os consequentes resultados esperados, à comunidade académica e à sociedade em geral.

Caracterização geral

Código

12223

Créditos

18.0

Professor responsável

Maria Fernanda Guedes Pessoa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 59

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisitos.

Bibliografia

Montgomery,D.C.(1991).Design and Analysis of Experiments (3rd Ed.). John Wiley & Sons, New York
Solomon, P.J. (1985).Transformations for components of variance and covariance. Biometrika 72:233-239.
Weerahandi, S. (1995).ANOVA under unequal error variances. Biometrics 51:589-596
Walliman, N. (2008) Your research project. Sage Publications Ltd London: 450 pp
Wilkinson, D. (2005) The essential guide to postgraduate studies. Sage Publications Ltd. London: 330 pp
Hunt, A. (2005) Your research project. How to manage it. Routledge London: 147 pp
Oliveira, L.A. (2011)Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha. Guia de boas práticas. Lidel: 192 pp
Sousa, M.J.; Baptista, C.S. (2011)Como Fazer Investigação, Dissertações, Tese e Relatórios Segundo Bolonha Pactor: 192 pp
Freixo, M.J.V. (2013)Metodologia Científica Fundamentos, métodos e técnicas. Instituto Piaget: 231 pp.

Método de ensino

Esta UC, pelos conteúdos e objetivos de aprendizagem propostos, privilegia um ensino dirigido, com uma forte componente de trabalho não presencial a ser efectuado pelo estudante. Ao estudante é solicitado um trabalho individual de análise e síntese sobre a revisão bibliográfica em causa, com a proposta de um tema para a tese e de um projeto de tese em Tecnologias em Agricultura de Precisão que possa concretizar com êxito, enquadrado nas estruturas onde vai executar os trabalhos da tese. Ao orientafor/ tutor caberá participar ativamente neste esforço, guiando, discutindo e enquadrando a aprendizagem do estudante, para que desse diálogo e da dinâmica resulte a escolha do tema e o seu enquadramento final num projeto de tese que se deseja sólido, coerente e suficientemente fundamentado para que daí resulte uma tese final e original que avance o conhecimento na área científica em causa.

Método de avaliação

Trabalho individual  de análise, e síntese sobre a revisão bibliográfica em causa, com a proposta de um tema para a tese e de um projeto  de tese em Tecnologias em Agricultura de Precisão que possa concretizar com êxito, enquadrando nas estruturas onde vai executar os trabalhos da tese.

Conteúdo

Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular visam enquadrar cientificamente o programa a investigar, traçar o estado da arte do tema em causa, eneunciar claramente os objetivos do estudo e identificar as hipóteses de trabalho e os resultados esperados. Específicam-se em alíneas os seguintes conteúdos programáticos: a) revisão bibliográfica visando conhecer o estado da arte sobre o tema da tese; b) clara definição dos objetivos propostos para a investigação científica e o trabalho experimental; c) elaboração da proposta de delineamento experimental, com fundamentação metodológica e avaliação de meios necessários ao trabalho experimental; d) resultados esperados; e) plano de contingência, de acordo com os constrangimentos esperados; f) cronograma da tese; apresentação pública, defesa e discussão do projeto de tese. 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: