Conservação e Restauro
Objetivos educativos
O Mestre em Conservação e Restauro é um profissional com conhecimento, ferramentas, treino e entendimento necessários para actuar de forma autónoma no domínio da preservação do património cultural em benefício das gerações presentes e futuras.
A competência para levar a cabo uma intervenção de Restauro implica uma atitude crítica e um diagnóstico profundo que permitirá não só caracterizar o estado de alteração e patologias da Obra como propor as medidas de intervenção, preventiva ou curativa, mais correctas. O cruzamento entre a prática da Conservação e Restauro, as Ciências da Conservação e as Ciências Sociais e Humanas, assume particular relevo na formação dessa atitude crítica. Contamos com um corpo docente com formação multidisciplinar e complementar, o que torna este mestrado altamente competitivo tanto a nível nacional como internacional.
Ao longo da sua formação de carácter multi e transdisciplinar, em particular o Estágio ou Dissertação final, o aluno de Mestrado em Conservação e Restauro irá adquirir capacidades de trabalho em diálogo com as mais diversas áreas do conhecimento. O profissional formado na FCT NOVA saberá inovar, actualizar-se em permanência e competir a nível internacional.
Saídas profissionais
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Museus Nacionais e Regionais
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Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR)- C&R do Património edificado
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Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN)- C&R do Património edificado
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Instituto Português de Conservação e Restauro (IPCR)
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Bibliotecas e Arquivos Nacionais e Distritais
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Câmaras Municipais e outros órgãos de gestão autárquica
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Outras instituições, responsáveis por espólios de interesse histórico-artístico
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Investigação e desenvolvimento; inovação tecnológica
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Criação ou participação em pequenas e médias empresas para Restauro, Análises Científicas e outras actividades relacionadas com a Conservação e Valorização do Património Cultural
Caracterização geral
Código DGES
1021
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao 3.º ciclo
Coordenador
Joana Lia Antunes Ferreira
Data de abertura
Setembro
Número máximo de admissões
20
Propinas
Estudantes nacionais e outros da União Europeia: 1250 €/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:
a) 1º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)
Horários
Diurno
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos
Créditos totais: 120 ECTS
Conservação e Restauro
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Conservação e Restauro | CONS | 66 | 12 |
Ciências da Conservação | CCONS | 27 | 0 |
Ciências Sociais e Humanas | CSH | 6 | 0 |
Conservação e Restauro ou Ciências Sociais e Humanas ou Qualquer área científica |
CONS / CSH / QAC |
0 | 9 |
TOTAL | 99 | 21 |
Ciências da Conservação
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Ciências da Conservação | CCONS | 93 | 0 |
Conservação e Restauro | CONS | 0 | 12 |
Ciências Sociais e Humanas | CSH | 6 | 0 |
Conservação e Restauro ou Ciências Sociais e Humanas ou Qualquer área científica | CONS / CSH / QAC | 0 | 9 |
TOTAL | 99 | 21 |
Condições de acesso
A disponibilizar brevemente
Regras de avaliação
A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.
A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.
Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).
Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.
Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.
A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.
Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados).