Seminário de Iconografia
Objetivos
Com esta UC pretende-se inteirar o aluno do que se entende por Iconografia e quais as mais-valias resultantes da utilização desta ferramenta na análise e estudo de uma obra de arte. A UC tem assim, como objectivo, fornecer ao aluno um conjunto de conhecimentos que lhe permitam uma abordagem iconográfica adequada ao objecto de estudo. No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido aptidões que lhe permitam: identificar uma temática profana e uma temática sagrada; reconhecer as principais personagens de cada um dos temas abordados no Programa; analisar iconograficamente uma obra de arte, de forma individual, bem como enquadrá-la no seu universo específico; trabalhar com diferentes IGNOREes, nomeadamente artísticas e literárias; aplicar os seus conhecimentos em contexto de trabalho em diferentes ambientes laborais, inclusive em instituições culturais, religiosas, académicas e/ou científicas.
Caracterização geral
Código
12261
Créditos
6.0
Professor responsável
Agnés Anne Françoise Le Gac Arinto, Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz
Horas
Semanais - 4
Totais - 70
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há requisitos
Bibliografia
Fontes
- Agiologio Lusitano dos Santos, Porto, Uni. Porto, 2002 .
- Bíblia Sagrada, Lisboa, Missionários Capuchinhos, 1981.
- Evangelhos Gnósticos, Lisboa, Ésquilo, 2005.
- O Flos sanctorum, Lisboa, H. Campos e R. Rabelo, 1513.
- Gilgamesh, Lisboa, Vega, 1989
- HOMERO, A Ilíada, Lisboa, Europa-América, 2004
- ____, A Odisseia, Lisboa, Quetzal, 2018
- OVÍDIO, Metamorfoses, Livros Cotovia, 2007
- VÍRGILIO, A Eneida, Lisboa, Europa-América
- VORAGINE, J., Legenda Áurea, Porto, Livraria Civilização, 2004
Dicionários
- MUELA, J., Iconografía Cristiana, Madrid, Istmo, 1998
- RÉAU, L., Iconographie de l’Art Chrétien, Paris, PUF.
- TAVARES, J., Dicionário de Santos, Porto, Lello Irmãos, 1990
- TERVARENT, G., Atributos y Símbolos en el Arte Profano, Ediciones Serbal, 2002
Método de ensino
A UC terá:
1. uma componente expositiva das matérias, que engloba a exemplificação com casos concretos através da visualização dos mesmos, recorrendo à utilização de imagens projectadas nas aulas de forma a ilustrar o discurso; a visualização de imagens permite uma melhor percepção da matéria, servindo também para familiarizar os alunos com as características de cada iconografia.
2. uma componente participativa, em que os alunos são encorajados a fazer uma análise das obras, de forma a desenvolver a capacidade de observação de uma obra de arte sob o ponto de vista iconográfico, bem como a capacidade de transmissão de conhecimentos de forma clara.
Em termos de avaliação será pedido 1 teste 3 análises de uma obra.
O teste vale 40% da nota e cada trabalho 20%. Se o resultado das 4 notas for igual ou superior a 10 o aluno está dispensado do Recurso.
Método de avaliação
Em termos de avaliação será pedido 1 teste e 2 análises de uma obra .
O teste vale 40% da nota e cada trabalho 30%. Se o resultado das 3 notas for igual ou superior a 10 o aluno está dispensado do Recurso.
Conteúdo
1. Introdução
1.1 Iconografia e Iconologia: Origem e definição de conceitos
1.2 Erwin Panofsky: contribuições para o estudo da iconografia
2. Iconografia das Civilizações Pré-Clássicas
2.1. Alguns apontamentos sobre o Egipto e a Mesopotâmia
2.2. Fontes para a iconografia da Mitologia Pré-Clássica: a História da Arte; O Livro dos Mortos; A Epopeia de Gilgamesh.
3. Iconografia da Mitologia Greco-Romana
3.1. Os deuses
3.2. Heróis e lendas
3.3. Fontes para a iconografia da Mitologia Clássica: a História da Arte; Homero, Virgílio e Ovídio.
4. Iconografia Cristã: o Antigo Testamento
4.1. A iconografia da Criação
4.2. Patriarcas, Templos e ídolos
4.3. Fontes para a iconografia do Antigo Testamento: a História da Arte; A Bíblia.
5. Iconografia Cristã: o Novo Testamento
5.1. Iconografia de Cristo: do Ciclo da Infância ao Ciclo da Glória
5.2. Iconografia Mariana
5.3. Fontes para a iconografia do Novo Testamento: a História da Arte; O Novo Testamento; Os Evangelhos Apócrifos.
6. Iconografia Cristã: Santos
6.1. Principais santos
6.2. O caso particular de Santa Madalena
6.3 Fontes para a iconografia dos Santos: a História da Arte; hagiografias; A Lenda Dourada.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: