Projecto 2
Objetivos
Pretende permitir ao aluno a participação numa experiência em contexto de trabalho, numa instituição cultural, religiosa ou científica, ou empresa nacional. Neste âmbito o aluno desenvolve uma tarefa ligada à salvaguarda do património, de acordo com os interesses da entidade acolhedora e sob orientação de um membro da mesma.
O aluno deve aplicar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na Licenciatura em Conservação e Restauro e ao longo do primeiro semestre do Mestrado em Conservação e Restauro.
A experiência cultural pode assumir diferentes contornos, consoante os objectivos delineados:
i) Projecto de oficina de conservação e restauro;
ii) Projecto cultural;
iii) Projecto de investigação.
Caracterização geral
Código
12264
Créditos
6.0
Professor responsável
Rita Andreia Silva Pinto de Macedo , Susana Catarina Dias França de Sá
Horas
Semanais - 5
Totais - 70
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há requisitos
Bibliografia
A definir pelo orientador de cada projecto específico.
Ver conteúdos programáticos, sff.
Método de ensino
Orientação directa do orientador na instituição em articulação com o regente da disciplina no DCR.
Método de avaliação
Prática de Conservação & Restauro: duplicam as horas da UC de C&R que estão a frequentar (nota igual à da UC de C&R, não tem avaliação separada)
Projecto:
Entrega do relatório e Apresentação + Discussão
Os relatórios não devem exceder as 15 páginas no total.
Deve de ser enviada a versão PDF ao Responsável e ao Regente da UC e também aos orientadores até à data acima indicada.
Avaliação do orientador (50% da nota final)
A avaliação por parte do orientador na instituição será da sua responsabilidade, tendo em consideração o plano de trabalhos que acordou com o aluno e os objectivos atingidos. O orientador na instituição escolherá quais os critérios de avaliação a utilizar nesta componente da cadeira.
Apresentação oral e discussão do Projecto (50% da nota final)
A apresentação oral (10 min.) é avaliada por um relator especialista na área do projecto. Discussão é de 20 min.
Tendo em consideração os seguintes critérios:
Excelente/excepcional 20 A apresentação e discussão do projecto foram extraordinárias.
Excelente 19 A apresentação e discussão do projecto foram excelentes.
Muito bom 18-16 A apresentação e discussão do projecto foram muito boas
Bom 15-14 A apresentação e discussão do projecto foram boas.
Razoável 13-12 A apresentação e discussão do projecto foram razoáveis.
Fraco 11-10 A apresentação e discussão do projecto atingiram os critérios mínimos.
Nota Final = (NO*0.5) + (NR*0.5)
NO= Nota do Orientador
NR= Nota do Relator
--------------------------------------------------------------------------------
Relembramos que, de acordo com Regulamento de Avaliação da FCT NOVA:
Artigo 9.° "Plágio e Fraude": 3. Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, sem prejuízo de eventual procedimento disciplinar ou cível, sendo a ocorrência participada ao Diretor da FCT pelo Responsável da UC.
Conteúdo
Projecto de oficina: Integração do aluno numa equipa, numa instituição ou empresa, onde este deverá intervir directamente no tratamento de um bem cultural.
Projecto cultural: Integração do aluno numa instituição responsável pela salvaguarda de património cultural para trabalhar em áreas como: conservação preventiva, inventariação e levantamento do estado de conservação de colecções, organização de exposições, pesquisa em história da arte, história e técnicas de produção artística ou arqueologia industrial.
Projecto de investigação: Integração do aluno numa instituição científica para realizar um pequeno projecto de investigação que poderá incidir sobre a caracterização ou história de um bem cultural e seu estado de conservação, o estudo de processos de degradação dos seus materiais constituintes. O projecto de investigação poderá incidir ainda sobre o estudo de técnicas de conservação inovadoras e o estudo de técnicas de produção artísticas usadas no passado.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: